sexta-feira, maio 29, 2009

Coreia do Norte, Rumores de Guerra

A Coreia do Sul e os Estados Unidos elevaram o nível de alerta militar, nesta quinta-feira, depois da Coreia do Norte ter suspendido o armistício acordado em 1953 entre as duas Coreias. informou o ministério sul-coreano da Defesa.

O ministério da Defesa sul-coreano revelou às 7:15 desta quinta-feira que «o comando das forças conjuntas dos Estados Unidos e Coreia do Sul aumentaram o alerta para o nível dois».


«A vigilância será reforçada na Coreia do Norte com aviões e com a mobilização de recursos humanos», afirmou o porta-voz do ministério, Won Tae-Jae.


Estas declarações surgem na sequência da adesão de Seul ao Programa de Segurança contra a Proliferação de armas de destruição em massa. Como consequência o regime comunista do norte comunicou a suspensão do armistício de 1953, que encerrou a guerra da Coreia, e ameaçou com uma resposta militar.


A Coreia do Norte ameaçou com uma possível resposta militar contra a Coreia do Sul e assinalou que já não se vê vinculada ao armistício assinado por ambas as nações ao fim da guerra em 1953, segundo informou a agência norte-coreana «KNCA», citada pela EFE.


O regime comunista reagiu desta forma à decisão do governo de Seul de participar plenamente na iniciativa americana contra o tráfico de armas de destruição em massa, o chamado PSI, e assegurou que a península coreana «voltará a um estado de guerra».


Um porta-voz do exército norte-coreano disse que a plena participação sul-coreana no PSI será considerada como «uma declaração de guerra» contra a Coreia do Norte, acrescentando que responderá com um ataque militar imediato e potente a qualquer acto hostil.


Pyongyang acrescentou que considerará as inspecções e vigilância dos seus navios em missão pacífica como «uma violação intolerável contra sua soberania» que será respondida com um ataque militar.

Nos últimos dias tem-se sucedido as provocações, por parte do regime de Pyongyang, um teste nuclear subterrâneo, lançamentos de mísseis de curto e médio alcance e demonstrações de força ao longo da fronteira.

Tenho a impressão que estamos à beira duma guerra de consequências imprevisíveis, para a região e para o mundo, basta que um louco se lembre de carregar num botão ou dê uma ordem disparatada.

1 comentário:

Moçambique Saudades disse...

Não entendo estes lideres da Coreia do Norte, com a população a morrer à fome e só se preocupam com a guerra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...