“A procuradoria-geral sueca reabriu o inquérito por violação contra o criador do website WikiLeaks, Julian Assange, sustentando que afinal existem “razões para acreditar que foi cometido um crime”.
Há semana e meia, com a diferença de poucas horas, as autoridades suecas emitiram e depois cancelaram um mandado de captura contra o australiano, então argumentando que nada levava a suspeitar das acusações de violação e agressão sexual formuladas contra Assange – alegadamente por duas mulheres diferentes, quando esteve na Suécia em meados de Agosto para participar numa série de conferências.
Em comunicado emitido esta manhã, a procuradora-geral Marianne Ny precisou que o inquérito foi reaberto agora após o caso ter sido “submetido a mais extensa análise”.
Assange, de 39 anos, que se popularizou a divulgar informações militares secretas dos Estados Unidos sobre a guerra no Afeganistão, tem negado desde o início as acusações.
Quando estas alegações surgiram, inicialmente avançadas pelo tablóide sueco “Expressen”, Assange avaliou que era “profundamente inquietante” que tal acontecesse quando o website ia revelar um novo pacote, de mais de 15 mil documentos, embaraçosos para as chefias militares norte-americanas.”
Citando o Jornal Público:
http://www.publico.pt/Mundo/suecia-reaberta-investigacao-por-violacao-contra-o-fundador-do-wikileaks_1453849
Os comentários ao artigo estão brutais:
“Mesmo?
Estou como os outros: há mesmo violação (q me perdoem as vitimas se for verdade), ou tem qualquer coisita a ver c o wikileaks?”
“Ui Ui
Se fosse no tempo das vacas gordas, metiam-lhe um kilo ou dois de branca na mala do carro ou em casa e já estava feito. Só que agora, com a corrupção a bradar em todo o lado, essa branca seria logo desviada pelo pessoal do armazém onde deixassem as "provas" arquivadas. E está visto, o prejuízo era imenso para o orçamento da CIA. Agora em crise, sai mais barato recorrer a prostitutas para este tipo de serviço; encalacrar quem fala demais e tem meios de prova do que diz. Cambada de intrujas nojentos. “
“POIS
A CIA nunca brinca em serviço! Então não se viu o caso Português! E já agora, expor documentos não é jornalismo, é informação! Jornalismo hoje em dia será qualquer coisa como impingimento.”
“Pois
A CIA omeçou o seu trabalho: denegrir a imagem do homem que tenta expor os crimes contra a humanidade perpetuados pelos EUA. Hitler actuava da mesma forma, Staline actuava da mesma forma, os EUA sempre o fizeram.”
Sem mais...
Entramos numa lógica de caça às bruxas, blogues suprimidos, autores identificados, alvos de processos judiciais noutros países e presos.
Conspiração, não.
Realidade absurda. Em causa estão o Direito e a Liberdade de expressão e ainda as garantias dos cidadãos!
Na imprensa não há lugar para a realidade nua e crua, pois o mundo está pintado de cor de rosa, tudo lhes corria de feição até descobrirem que houve uns marotos que escreviam umas coisas que ninguém lia e lhes boicotaram a vacinação em massa contra a Swine Flu.
Pode ser que algum doido se lembre de convocar uma manifestação pelo telemóvel, como aquela que teve lugar em Moçambique.
'Olha moçambicanos somos órfãos do Estado, avance a manifestação, Guebuza vai, Guebuza sai... Huma Mozaia Wai Sabotara U Hi Sabotara... passa a mensagem', foi esta a mensagem que correu nos celulares na tarde de ontem (31 de Agosto), a mobilizar a população para a manifestação que pôs Maputo em Estado de Sítio.
Aí talvez as pessoas comecem a despertar para a realidade nua e crua que nos querem há muito ocultar.
Ler mais em:
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1089338.html
Sem comentários:
Enviar um comentário