quarta-feira, abril 11, 2012

Espanha quer prisão para quem provocar tumultos


O governo espanhol quer fortalecer as punições para quem convocar manifestações pela Internet e fizer frente às forças de intervenção policiais. Jorge Fernández Díaz, ministro do Interior do país, defendeu hoje a proposta no parlamento, dando conta da intenção de impor uma pena mínima de dois anos de prisão para quem convoque «tumultos».
Perante deputados e jornalistas, o ministro revelou que a proposta está a ser negociada já há dois meses entre o seu ministério e o da Justiça, liderado por Alberto Ruiz Gallardón. No caso de ser aprovada, a proposta levará a uma alteração no código penal do país, para que a convocação de «tumultos», como apelidou Fernández Díaz, seja punível por lei.
O titular da pasta do Interior quer igualmente erguer mais punições a actos de resistências contras as forças de intervenção policial, que actuam durante as manifestações públicas
«Há que robustecer a autoridade legítima de quem legitimamente tem a exclusividade de poder actuar através da força», defendeu, em declarações ao diário El Mundo, antes de retratar os comportamentos que deseja ver castigados.
«A resistência activa ou passiva frente às forças de segurança, os métodos de ameaça, agressão e de intimidação, e o lançamento de objectos perigosos», enumerou, passando depois a explicar que «não se podem assistir passivamente às actuações de algumas pessoas que desrespeitam, injuriam e desobedecem às forças de segurança».
A intenção de Fernández Díaz, que assim parece juntar os ministérios do Interior e da Justiça, surge após o rasto de violência que a última greve geral convocada em Espanha, a 29 de Março, deixou em Barcelona.
Das 176 detenções registadas no país, 74 aconteceram na província catalã, com 54 a serem concretizadas nas ruas de Barcelona, onde também foram incendiados perto de 300 contentores de lixo, entre os vários confrontos que se concretizaram entre elementos da polícias e manifestantes.
Fonte: SOL

4 comentários:

Fada do bosque disse...

A Hungria, agora a Espanha... As ditaduras avançam a passos largos e o povo não está nem aí... que faria se estivesse!
Um abraço

Fada do bosque disse...

Ainda isto:

Polícia inglesa vai usar armas de "irritação química"

A polícia inglesa, anuncia para breve a utilização de novos meios de repressão de manifestações com recurso a armas feitas para projetar produtos químicos. As perturbações provocadas no organismo humano serão suficientes para que a polícia consiga caçar os "participantes em distúrbios". As armas deverão ter um alcance médio de 65 metros.

De acordo com o Centro de Ciência e Tecnologia Aplicadas do Ministério do Interior (CAST), citado pelo The Guardian, as armas que estão na fase de desenvolvimento vão disparar, em vez de balas de borracha e plástico, projéteis com produtos químicos que afetam a pele dos seres humanos provocando uma grande irritação.

http://ianoticia.blogspot.pt/2012/04/policia-inglesa-vai-usar-armas-de.html

Fada do bosque disse...

... e a propósito de ditaduras:

O conselho de ministros francês aprovou hoje um projeto de lei para reforçar a luta contra o islamismo radical, que inclui medidas anunciadas pelo presidente Nicolas Sarkozy depois dos sete homicídios cometidos pelo jihadista Mohamed Merah.

Este projeto de lei, que apenas será submetido ao parlamento depois das eleições e em caso de reeleição do atual presidente e atual maioria, prevê punir penalmente pessoas que consultem sites extremistas ou queiram viajar para o estrangeiros para treino da Jihad.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=567634

Anónimo disse...

A espanha tem 25 % de desemprego, a caminho vem um resgate que fará disparar as falencias e o desemprego, já dizem que vai passar os 30 % (desemprego Kosovar), nas ruas de barcelona éporrada todos os dias, daí a ameça do PP castelhano com prisão sobre os catalães. No meio de tudo isto o rei vai caçar elefantes para o Botswana. Penso que estão os ingrediantes reunidos para fazer da espanha um segunda jugoslávia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...