quarta-feira, maio 30, 2012

Adolescente de 16 anos resolve enigma de IsaacNewton



Isaac Newton ficou para trás. Não, não estamos contestando a genialidade do cientista. É que um rapaz indiano de 16 anos  acaba de resolver um problema matemático que Newton deixou ao morrer, mais de 300 anos atrás. Shouryya Ray, que mora com a família na Alemanha, desde os 12 anos, descobriu a solução de um enigma relacionado com o movimento de projécteis no ar que antes só havia sido calculado por computadores.
A façanha do jovem foi calcular com precisão o caminho de um projéctil sob a acção da gravidade e sujeito à resistência do ar – problema elaborado no século XVII por Newton. Até hoje, os matemáticos só foram capazes de solucioná-lo parcialmente. E não para por aí: o rapaz resolveu um segundo problema. Este lidava com a colisão de um corpo numa parede e foi proposto durante o século 19.
 “Quando explicaram para gente que não havia solução, eu pensei comigo mesmo: ‘bem, não há problema eu vou tentar!”, disse Shouryya. Ok, mas para quê? Shouryya mostrou que é capaz de calcular a trajectória do voo de uma bola de ténis e prever como ela vai bater em uma parede. De acordo com os cientistas, a resolução do problema pode contribuir bastante para os estudos de balística, a parte da física que estuda o movimento dos projécteis, especialmente das armas de fogo.
A solução do problema não foi divulgada.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...