sábado, abril 14, 2007

Namaacha, Moçambique

O Distrito da Namaacha, na Província de Maputo, é constituída por dois postos administrativos e tem 31.259 habitantes, dos quais 9.908 habitantes nas zonas urbanas, a vila da Namaacha (capital do distrito, assinalada no mapa, a cerca de 90 Km do Maputo) e Changalane.

A população fala português, seswati ("suazi"), changana e ronga, entre outras línguas, Altitude – 600 metros, clima temperado, matas de pinheiros e eucaliptos, num cenário de montanha, num país tropical.

A Namaacha depende exclusivamente do turismo, da agricultura e do comércio.

Trinta e dois anos depois, o cenário na Namaacha não é nada agradável: são ruas totalmente esburacadas e poeirentas em dias de sol e bastante lamacentos em dias chuvosos. Muitas casas a cair aos pedaços por falta de manutenção. Piscinas cheias de capim onde os cabritos se vão refastelando. Muitos espaços vazios, estabelecimentos comerciais no centro da vila totalmente abandonados.

Devido ao clima e paisagem, há uma tradição da actividade turística dominada pelo Hotel Libombos, mas reforçada pela presença de casas de férias pertencentes a diversas empresas e instituições, e um número crescente de casas e quintais particulares a serem recuperadas no pós-guerra.

Igreja da Namaacha

As estradas a oeste de Maputo vão dar à fronteira com a África do Sul e com a Suazilândia. Trata-se da estrada que começa na Av. 24 de Julho, passa pelo Alto Mahe, pela Av. do Trabalho, na cidade e continua pela Matola e Boane, a 30kms de Maputo.

A Barragem dos Pequenos Libombos, que fornece água potável à cidade de Maputo, encontra-se muito perto de Boane. Uma vez entrando em Boane, vire à sua esquerda, junto a um edifício onde se lê "Mundo de Beleza", em seguida, vire à direita na bifurcação que irá encontrar e continue até ver um grupo de edifícios brancos à sua frente, virando à direita novamente depois desses edifícios.


Em seguida, continue pela estrada alcatroada e irá deparar-se com o dique da Barragem, descobrindo um dos lugares mais refrescantes, perfeito para escapar ao calor da cidade.

Muitas das pessoas aproveitam para passar aí o dia, fazendo picnics. Não são permitidos barcos a motor na água e nadar também não é permitido. Existem aí também, possibilidades de alojamento e facilidades para conferências para 100 pessoas.


Continuando o caminho depois de Boane, chegará a um entroncamento, vire à esquerda para a Namaacha e Suazilândia. A Namaacha é uma vila de grande beleza que se encontra aproximadamente a 90 kms de Maputo, tendo sido em tempos, um dos lugares mais apreciados para passar férias, e onde muitos dos residentes da cidade mantinham as suas casas de férias.

O clima aí é fresco e húmido e é onde a maior parte das flores que se vendem em Maputo crescem.

Um dos locais mais bonitos para visitar, é a cascata da Namaacha, que se encontra mesmo antes de entrar na vila, à sua direita. Pode ir de carro até lá, ou pode também estacionar o seu carro pelo caminho e ir a pé, visto a estrada ser muito calma.

É um lugar bastante agradável para fazer um picnic e a paisagem é muito verde e montanhosa.

Cascatas com água cristalina e fresca a 3 Km da vila.


Recordam-se com saudade as inúmeras cascatas, bem como as pontes suspensas em madeira, que após inúmeras pesquisas na rede, nem sinal de vida das mesmas…

Um contraste com o Bilene…


Fronteira de Moçambique com a Suazilândia, acesso a Mbabane, capital da Suazilândia (reino dos Suazis).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...