quarta-feira, abril 25, 2007

Capitães de Abril, de Maria de Medeiros


Capitães de Abril

Género: Drama, Origem/Ano: FRA-POR-ITA-ESP/2000, Duração: 123 min, Direcção: Maria de Medeiros, Elenco: Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida entre outros.


«Sinopse: O filme é visto com frequência pelos olhos de uma menina, filha de um casal que vive a fractura de sua união. A mulher quer lutar por transformações, acha que o marido militar é reaccionário. Na verdade, ele integra o movimento revolucionário. A menina descobre que seu pai é um herói, mas isso não salva o casamento. "Aquela menina não sou eu, aqueles não são meus pais, mas de certa forma eu posso me identificar com ela e escolhi seu olhar inocente e puro para mostrar aqueles dias que abalaram Portugal." Ela conta como foi emocionante encenar as cenas de euforia popular, quando o povo saiu às ruas para apoiar os canhões. A florista distribui cravos aos revolucionários, como ocorreu na realidade, e o movimento ficou conhecido como Revolução dos Cravos.

Tudo começou com uma senha, quando uma rádio veiculou, na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974, uma canção proibida pela ditadura - Grândola Vila Morena. A partir daí, começou a movimentação dos militares, que logo teve rescaldo nos civis. "Era maravilhoso ver as pessoas recriarem a história diante da câmara; elas ficaram tão entusiasmadas que não paravam quando eu gritava `Corta!'; a euforia deixava a todos nós da equipe excitados, porque sabíamos que estávamos captando algo muito forte e verdadeiro."

Como ocorreu na realidade, ela mostra que o movimento dos capitães foi consequência de Maio de 68. Muitos deles tinham sido universitários, muitos eram casados com universitárias. O papel das mulheres é realçado na passeata de apoio, quando elas assumem a frente com suas palavras de ordem - os homens na cozinha, mais liberdade sexual. "Foi uma licença poética", diz Maria, mas ela diz que tem tudo a ver. O espírito revolucionário é, por excelência, libertário e transformador. Ela conta o que quis passar com seu filme - "A revolução é um movimento interior; se não conseguirmos mudar interiormente, não poderemos abrir-nos para pensar em formas mais justas e humanas."»


Disponível em DVD, nos videoclubes

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...