terça-feira, agosto 12, 2008

They Live!, by John Carpenter

Eles Vivem! – Filme verdadeiramente premonitório, a uma distância de 20 anos e carregado de sal e pimenta.

Realizado em 1988, por John Carpenter, o mestre do cinema fantástico, o rei da série B.

Para muitos, Carpenter terá passado ao lado duma grande carreira, em Hollywood, os seus filmes, são feitos com baixo orçamento, sem grandes efeitos especiais. Mas, está lá tudo, na ficção ou no horror e por vezes com um leve toque de humor, que fazem deste registo da década de 80, uma verdadeira pérola do cinema fantástico, sempre actual.


Obedeçam!

Comprem!

Vejam TV!

Submetam-se!

Mantenham-se calmos!


Resumidamente, o filme passa-se nos anos 80, nos Estados Unidos, em plena crise económica americana, onde os ricos ficavam mais ricos e os pobres corriam atrás de emprego, cada vez mais raro.


Um cidadão comum desempregado (John Nada) vai de cidade em cidade, em busca de emprego. Um belo dia, ele encontra uns óculos escuros, que o fazem ver o mundo como ele realmente é… a humanidade está subjugada por uma raça alienígena, que está entre nós, disfarçados de humanos normais. Todo o nosso trabalho é para manter o conforto e o crescimento económico deles. Há um pequeno grupo de resistência, que fabricou os óculos e está tentando consciencializar as pessoas, mas quase não conseguem - ninguém mais questiona os acontecimentos, as atitudes do governo, os problemas com a sociedade… ninguém mais questiona a realidade, estão todos conformados. E a realidade é que o mundo está cheio das mensagens subliminares dos alienígenas (verdadeiros capitalistas intergalácticos), que podem ser vistas com os óculos, e que mantêm as pessoas nessa atitude submissa e conformista.


Eles influenciam as nossas decisões, sem darmos por isso…



Eles controlam os nossos sentidos…


Eles controlam as nossas vidas…



Eles vivem, nós dormimos!



Carpenter realizou entre outros filmes: Halloween, Christine – O Carro Assassino, Assalto à 13ª Esquadra, The Fog – O Nevoeiro,The Thing – Veio de Outro Mundo, Starman – O Homem das Estrelas, They Live! – Eles Vivem!, Nova York, 1997, As Aventuras de Jack Burton, nas Garras do Mandarim, A Bíblia de Satanás, O Príncipe das Trevas, Fuga de L.A., Vampiros e os Fantasmas de Marte.


Ao filmar «Eles Vivem!» e ao produzir «A experiência de Filadélfia», Carpenter passou a ser o cineasta maldito de Hollywood, quando todos lhe fadavam o sucesso e o dinheiro a rodos…

Sem filmar há 7 anos, aguardamos todos nós, por um novo filme do mestre do cinema fantástico.




http://www.theofficialjohncarpenter.com

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...