quinta-feira, agosto 07, 2008

Bomba Tsar ou o Imperador das Bombas

Bomba Tzar ou Imperador das bombas, a mais potente arma nuclear já detonada até hoje. Desenvolvida pela U.R.S.S., a bomba de 57 megatoneladass (equivalente a 57 milhões de toneladas de dinamite) foi testada a 30 de Outubro de 1961, na Nova Zembla. O dispositivo foi reduzido de seu design original de 100 megatons para minimizar a escala de destruição.

A bomba, pesando 27 toneladas, era tão grande (8 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro) que as portas de lançamento e os tanques de combustível das asas do Tu-95 tiveram de ser removidas.

A bola de fogo gerada pela explosão tocou o solo e quase alcançou a mesma altitude do avião bombardeiro, podendo ser vista a mais de 1.000 km de distância. O calor gerado poderia causar queimaduras de terceiro grau a pessoas que estivessem a 100 km de distância. A nuvem em forma de cogumelo que se seguiu chegou a 60 km de altura e 35 km de largura. A explosão pôde ser vista e foi sentida na Finlândia, tendo até mesmo quebrado algumas janelas por lá. O deslocamento de ar causou danos directos a 1.000 km de distância.

Contudo, a Rússia está a desenvolver uma nova geração de armas nucleares, bem mais potentes e eficazes que esta.

É ainda do conhecimentos dos peritos, que os EUA e a Rússia tem bombas mais poderosas que esta, em stock…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...