quarta-feira, agosto 27, 2008

Red Bull Air Race World Series - Corrida de Velocidade e Precisão

Abu Dhabi

A Red Bull Air Race World Series conta com os melhores pilotos do mundo num desporto motorizado baseado na velocidade, precisão e perícia.



Utilizando os aviões de corrida mais rápidos, ágeis e leves, os pilotos voam a baixa altitude numa pista composta por balizas cheias de ar, voando a velocidades que atingem os 400 km/h, suportando forças superiores a 10G.


A Red Bull Air Race é uma prova única, que em 2008 visita dez cidades em todo o mundo. Do coração da cidade ao campo aberto, sobre terra ou água, a Red Bull Air Race pode ter lugar em quase qualquer sítio. Os cenários espectaculares e a emoção da competição garantem aos espectadores uma das mais inovadoras e emocionantes modalidades desportivas da actualidade.

As Etapas:

Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos

Habitada originalmente por tribos nómadas em 1761, Abu Dhabi é agora a capital dos Emirados Árabes Unidos, e é o maior dos sete emirados que constituem o país. É uma cidade dinâmica, vibrante e moderna. O nome significa literalmente "Pai da gazela", e a cidade mantém muita da elegância sugerida pelo seu nome. Uma arquitectura urbana arrojada e jardins luxuosos caracterizam a cidade que acolhe o governo dos Emirados – uma capital do petróleo. O porto de Zayed e o aeroporto de Abu Dhabi são marcos de uma cidade de classe mundial, que conta com infra-estruturas de luxo em todos os aspectos.


Monument Valley, Califórnia

San Diego – EUA

San Diego situa-se no sudoeste dos Estados Unidos, perto da fronteira com o México, e é a segunda maior cidade da Califórnia e a sétima do país. É conhecida como a "Melhor Cidade da América" devido à sua hospitalidade, beleza e condições climatéricas. Os residentes tem tanta actividade ao ar livre que a revista Sports Illestrated chamou-lhe em tempos "Sportstown, U.S.A," ("Cidade do Desporto, E.U.A."). Os mais de 100 quilómetros de praias são um paraíso para banhistas, surfistas, mergulhadores e marinheiros.

A cidade atrai muitos visitantes devido à sua costa deslumbrante, tempo quase perfeito e uma série de atracções que incluem museus, jardins zoológicos e parques de vida selvagem. Acolhe uma série de instalações militares, incluindo portos da marinha e bases de Marines, e o seu porto acolhe uma das maiores frotas do mundo, incluindo três porta-aviões, vários submarinos nucleares, e várias embarcações de menor dimensão. As atracções locais incluem o Museu do Ar e do Espaço de San Diego, o Sea World, o Zoo de San Diego e o famoso Gaslamp Quarter.

Detroit – Corrida Cancelada, por ora.

Roterdão – Holanda

Esta represa no rio Rotte foi em tempos o local de uma pequena aldeia de pescadores. Transformou-se rapidamente num concorrido entreposto comercial, e abrigo de vários portos. Em 1340, Roterdão foi oficialmente reconhecida como cidade, foram abertos canais, e as muralhas foram construídas. Quem poderia ter imaginado que esta aldeia se transformaria numa metrópole, e no maior porto da Europa?

Ao longo dos séculos seguintes, o comércio e as pescas floresceram, alimentando o rápido crescimento da cidade. Foram construídos novos portos no final do séc. XVI, na área agora conhecida como Roterdão sobre Maas. Ao longo dos anos, Roterdão ficou com a imagem de cidade de trabalhadores, e transformou-se num modelo de modernidade, com o seu planeamento espaçoso e diversos estilos arquitectónicos. O porto expandiu-se ainda mais, e a metrópole conta agora com um dos maiores portos do mundo. Cidade imponente, com inúmeros arranha-céus e ar de modernidade, é também um importante pólo cultural e artístico. É contra a sua impressionante paisagem, onde se destacam o Euromast e a fantástica Ponte Erasmus, que os melhores pilotos do mundo irão competir na Red Bull World Series 2008.

Londres – Reino Unido

Londres, situada no sudeste de Inglaterra, tem uma população de quase 8 milhões de habitantes, sendo a maior cidade europeia. Fisicamente dispersa, a capital cobre uma área de mais de 1.600 quilómetros quadrados. É um dos maiores centros financeiros, comerciais e culturais do mundo, com uma população diversificada que fala mais de 300 idiomas diferentes. Aos visitantes de Londres nunca falta o que fazer – a cidade tem inúmeros museus, galerias e teatros de prestígio mundial, e os monumentos tradicionais incluem o Palácio de Buckingham, o Big Ben, Westminster Abbey, e a Torre de Londres, para além de uma multitude de lojas e restaurantes.

Uma das suas principais características geográficas é o Rio Tamisa, que atravessa a cidade de sudoeste para este. Outro marco famoso é a arena O2 (formalmente conhecida como Millennium Dome), na margem do Tamisa, a este da cidade, mesmo em cima da Linha do Meridiano. Foi construída originalmente para as celebrações do novo milénio, e é a maior estrutura do género no mundo.

A Air Race de Londres terá lugar sobre o Tamisa, tendo a O2 (anteriormente conhecida como Millennium Dome) como cenário, no lado Este da capital.

Budapeste - Hungria

Budapeste é a capital da Hungria e o principal centro político, cultural, comercial, industrial e de transportes do país. Em 2007 Budapeste tinha 1.696.128 habitantes, com uma aglomeração oficial de 2.451.418.


Budapeste transformou-se numa cidade única em ambas as margens do Rio Danúbio (os húngaros chamam-lhe o Duna) com a união de 1873 da margem direita (oeste) de Buda e Obuda (Velha Buda ou Alt-Ofen) com Peste, na margem esquerda.

Aquincum, originalmente uma aldeia Celta, é a ancestral directa de Budapeste, vindo a transformar-se na capital romana da Panónia Inferior. Os magiares chegaram ao território por volta do século X. A sua primeira aldeia foi pilhada pelos tártaros em 1241-42. A vila que resultou da reconstrução foi um dos centros da Renascença humanista no séc. XV. Após perto de 150 anos de domínio Otomano, o desenvolvimento da região entrou numa nova era de prosperidade nos séculos XVIII e XIX, e Budapeste transformou-se numa cidade global após a unificação de 1873. Foi ainda a capital da Áustria-Hungria, um grande império que se desfez em 1918.



Considerada uma das mais belas cidades do mundo, Budapeste é um importante pólo de negócios, cultura e turismo na Europa Central. O seu Património Mundial inclui as margens do Danúbio, o Castelo de Buda, a Avenida Andrássy, e o Metropolitano Millennium, o primeiro do continente europeu. Budapeste atrai mais de 20 milhões de visitantes por ano, sendo um dos principais destinos turísticos na Europa. A cidade ocupa o 74º lugar no ranking das "100 Melhores Cidades do Mundo para se Viver", da Mercer Consulting.

Porto e V.N. Gaia, Red Bull Air Race World Series 2007

Porto e Vila Nova de Gaia: As Cidades das Pontes

Duas cidades e um rio

As cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia situam-se frente-a-frente, cada uma na sua margem do rio Douro - Porto, a Norte e Gaia, a Sul. A uni-las têm as pontes. Seis ao todo. D. Maria e D. Luís, as mais antigas foram construídas no século XIX, respectivamente, por Gustavo Eiffel e pelo seu sócio Teófilo Seyrig. Arrábida, S. João e Freixo foram edificadas no século XX e, mais recentemente, já em pleno século XXI surgiu a Infante D. Henrique.


Sendo uma das mais antigas cidades da Europa, o Porto mantém hoje em dia um bem conservado centro histórico e é desde 1996 considerado património da humanidade pela UNESCO. Porto e Gaia têm ainda outro ponto de união: o tão famoso vinho do Porto, cujas caves tão procuradas pelos turistas que visitam o Norte de Portugal se foram alojando desde tempos imemoriais em Gaia. Aí destacam-se os nomes das famílias inglesas que ao longo dos séculos foram deixando a sua marca na região do Douro através da produção de vinho: Taylor, Sandeman, Graham, Croft, para só citar algumas.


Mas nem só do vinho do Porto e do rio Douro vivem estas duas cidades. Quem as visita pode igualmente usufruir de uma variada oferta cultural. A Fundação de Serralves - com um vasto espólio de arte contemporânea e um belíssimo jardim - a Casa da Música - um espaço multidisciplinar para ouvir boa música e não só - a Sé Catedral do Porto, datada dos séculos XII e XIII, são apenas alguns dos locais a não perder na margem Norte do Douro. Na margem Sul, destaque para o Mosteiro de Grijó (século XVI/XVII), Mosteiro da Serra do Pilar (séc. XVI) ou a casa Barbot, um exemplar único de Arte Nova na cidade.




HORÁRIO DA CORRIDA PORTUGUESA

DIA DE QUALIFICAÇÕES (SÁBADO, 6 DE SETEMBRO)

• 09:30 "PIT LANE WALK" - ABERTO AO PÚBLICO
• 11:00 ABERTURA DAS ÁREAS RESTRITAS (HIGH FLYER'S LOUNGE E RACE CLUB)
• 13:00 INÍCIO DO EVENTO - SIDE ACTS
• 14:30 QUALIFICAÇÃO 1
• 15:05 RESULTADOS, ANÁLISES, ENTREVISTAS, SIDE-ACTS
• 15:30 QUALIFICAÇÃO 2
• 16:05 RESULTADOS, SUMÁRIO, ENTREVISTAS, RESUMOS DO DIA
• 18:00 ENCERRAMENTO

DIA DA CORRIDA (DOMINGO, 7 DE SETEMBRO)

• 11:00 ABERTURA DAS ÁREAS RESTRITAS (HIGH FLYER'S LOUNGE E RACE CLUB)
• 13:00 INÍCIO DO EVENTO - SIDE ACTS E INTRODUÇÃO AO PERCURSO
• 14:30 INÍCIO DA CORRIDA!
• 14:30 POINT ONE - DISPUTA DO 9º LUGAR
• 14:45 SUPER EIGHTS - OITAVOS DE FINAL
• 15:00 RESULTADOS, ANÁLISES, ENTREVISTAS, SIDE-ACTS
• 15:30 SEMI-FINAIS
• 16:05 FINAL DE CONSOLAÇÃO - APURAMENTO DO 3º LUGAR
• 16:15 FINAL
• 16:40 ENTREGA DE PRÉMIOS
• 18:00 FIM DO EVENTO


ESTE HORÁRIO PODE ESTAR SUJEITO A ALTERAÇÕES

Espanha e Perth na Austrália serão as próximas etapas da Red Bull Air Race.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...