segunda-feira, agosto 18, 2008

O Legado de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi, músico e poeta brasileiro, nasceu em Salvador da Baía, Brasil, a 14 de Abril de 1914.

Carmen Miranda, cantou em 1938, «O que é que a Baiana tem?»


A obra de Dorival Caymmi soaria sempre mais familiar na voz dos outros…


Dorival Caimmy - Compositor. Cantor. Violonista. Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Cândida Caymmi, conhecida por Dona Sinhá. O pai era funcionário público, e tocava violão, bandolim e piano. Em 1930, interrompeu os estudos, indo trabalhar no jornal "O imparcial". Quando o jornal fechou, passou a trabalhar como pracista, vendendo bebidas.


Perdeu o emprego, quando, junto a amigos resolveu experimentar as amostras de bebidas. Passou então a desenhar tabuletas para casas comerciais. Por essa época, compôs sua primeira canção, denominada "No sertão". No ano seguinte, começou a tomar aulas de violão com seu pai e com seu tio Cici.

Em 1934, participou de programas na Rádio Clube da Bahia. O radialista Giberto Martins, que tinha ido a Salvador com o cantor Leo Vilar, iniciou nova fase no rádio baiano que até então só irradiava discos. Gilberto assumiu a direção da Rádio Clube, lançando o compositor com o programa "Caymmi e suas canções praieiras". Em 1935, prestou serviço militar no Tiro de Guerra nº 284. No ano seguinte, venceu o concurso de músicas para o carnaval baiano, com o samba "A Bahia também dá". Nesse mesmo ano prestou concurso para escrivão de coletoria no qual obteve 2º lugar, sem, no entanto, nunca ter sido nomeado para a função. Em 1938, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde chegou de navio (um dos "Itas") empregando-se como desenhista em uma agência de publicidade. Em 1940, casou-se com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris que conhecera num programa de calouros na Rádio Nacional, quando ela cantava "Último desejo", de Noel Rosa. O casal teve três filhos Dinair (Nana 1941), Dorival (Dori - 1943) e Danilo Cândido (1948), que se tornariam também grandes nomes da música popular brasileira. Em 1943, perdeu sua mãe. Nesse mesmo ano, passou a frequentar o curso de desenho na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Em 1953, inaugurou a Praça Dorival Caymmi em Itapoã.

Dois anos mais tarde, mudou-se com a família para São Paulo, lá vivendo por cerca de um ano. Caymmi tem seis netos, Stella Teresa, Denise Maria e João Gilberto (filhos de Nana), João Vítor (filho de Dori) e Juliana e Gabriel (filhos de Danilo). Em 1968, ganhou do Governo da Bahia uma casa na Praia de Ondina. Em 1972, foi agraciado no Palácio do Itamaraty (Brasília) com a comenda da Ordem do Rio Branco, em Grau de Oficial. Foi também agraciado com a comenda da Ordem do Mérito da Bahia.


Gal Costa e Dorival Caymmi

Em 1984, recebeu em comemoração ao 70º aniversário as homenagens de edição de um CD duplo e de um álbum de desenhos patrocinado pela Funarte (Rio de Janeiro), a outorga da comenda da "Ordre des arts et des lettres de France", a outorga da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (Brasília), e a outorga do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (Salvador).

Em 1985, inaugurou a Avenida Dorival Caymmi em Salvador. Em 2001, ainda esbanjando jovialidade em seus quase 90 anos, voltaria às paradas de sucesso compondo para a televisão."

Caymmi gravou 20 discos, em 60 anos de carreira, atravessou samba e bossa nova e ainda era cantado aos 94 anos.

O Rio de Janeiro e a Baia estão de luto. A cultura brasileira e a língua portuguesa ficaram mais pobres depois da partida de Dorival Caymmi.

No momento da sua morte todos evocam o rasto de alegria, paz e serenidade que semeou ao longo da sua vida e carreira.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...