segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Fantasporto 2010, de Mário Dorminsky


Ora cá estou eu, mais uma vez a falar-vos do Fantas, o mais antigo festival de cinema realizado em Portugal, que contará em breve com a 30ª edição, a realizar na cidade do Porto.

Idealizado e concebido por Mário Dorminsky, o Festival de Cinema Fantástico, Terror e Ficção Científica é uma verdadeira pedrada no charco no panorama nacional, contra ventos e marés, superando dificuldades mil Dorminsky, implantou um dos mais belos festivais de cinema realizado na Europa e porque não dize-lo nos States, vencendo a apatia, do cinema realizado para o umbigo, de uns quantos europeus e o cinema de plástico realizado pelas mayores americanas.

Todos os anos, o Fantas está diferente abrindo-nos novos horizontes, permitindo-nos a descoberta de novas filmografias, outros géneros, culturas e outros países.

Foi assim há uns anos atrás que descobri o cinema que se faz no Japão. E marquei encontro com os filmes de Akira Kurosawa…

Da Coreia do Sul chega-nos desta feita Thirst, realizado por Park Chon-Wook, da Dinamarca Deliver Us from Evil, de Ole Bornedal e Valhalla Rising, de Nicolas Winding Refn, Jenifer’s Body, da autoria de Karyn Kusama, marca a presença dos EUA no certame, para não falar do sempre surpreendente cinema nipónico - Air Doll, de Kore-eda Hirokazu, Hierro 2, de Gabe Ibanez e Rec 2 de Jaume Balagueró e Paco Plaza, ambos os filmes realizados por nuestros hermanos e para não falar de The Descent 2, de John Harris, vindo da velha Albion.

Assim nos próximos Kafes brindar-vos-ei com mais uns trailers dos filmes que passarão pelo Fantas, vá lá sacudam o torpor, deixem a novela da vida real, divirtam-se vão ao cinema…

Ah, já me esquecia fica a página do Fantas, mais uma vez para consultarem a programação:

http://www.fantasporto.com/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...