terça-feira, fevereiro 22, 2011

Extrema tensão na Libia

Extrema tensão na Líbia

As notícias são contraditórias.

Há já quem diga que Khadafi vai já a caminho da Venezuela.

Benghazi (a segunda cidade líbia) foi tomada pelos rebeldes. Esta tarde, a aviação líbia bombardeou civis inocentes. Soube-se isto porque alguns dos pilotos não acataram as ordens e rumaram a Malta.

A Líbia está isolada do mundo e a internet foi cortada.

No entanto, alguns ecos do que se lá passa começam a chegar… a conta-gotas:

Testemunhas: Há cadáveres espalhados pelas ruas de Tripoli

A situação em Tripoli é de extrema tensão, com cadáveres espalhados pelas ruas e disparos de artilharia pesada ouvidos em várias zonas da capital da Líbia, indicaram hoje testemunhas citadas pela agência EFE.

A agência cita residentes em diferentes bairros de Tripoli a indicarem que o som de tiroteio é quase contínuo e que são também ouvidos tiros de artilharia pesada.

No centro de Tripoli vários edifícios do governo foram incendiados hoje de madrugada por manifestantes que exigem o afastamento de Muammar Kadhafi, no poder há 41 anos, noticiou a televisão árabe Al-Arabiya.

Os tiros foram sentidos especialmente no bairro residencial de Ben Achur, de classe alta, onde a noite de domingo “foi um inferno”, segundo disse, em declarações à EFE, uma habitante desta zona.

“Todo o bairro ficou sem electricidade e ouviam-se tiros na rua”, afirmou a mesma testemunha, que trabalha para uma grande organização internacional.

Em outra zona residencial, a cerca de nove quilómetros do centro de Tripoli, foram ouvidos tiros de artilharia pesada, segundo os habitantes desta área, onde um filho de Muammar Kadhafi e vários conselheiros do regime têm casa.

Na Avenida Gargares, a principal do centro de Tripoli, os tiros também são ouvidos de forma constante, acontecendo o mesmo no bairro de Garabuli, também no centro da capital.

Um trabalhador de uma empresa petrolífera, que foi hoje retirado da capital, disse à EFE ter visto a caminho do aeroporto “vários cadáveres abandonados nas ruas”, uma informação que foi confirmada por outros habitantes.

De acordo com a cadeia de televisão árabe Al-Jazeera, que cita testemunhas em Tripoli, aviões e helicópteros bombardearam hoje manifestantes em várias zonas da capital líbia. O canal de televisão avança ainda que terão morrido pelo menos 250 pessoas.

No aeroporto de Tripoli, o caos está instalado, com centenas de pessoas, estrangeiros e líbios, a tentarem encontrar um voo para sair do país.

Ao mesmo tempo, a maioria dos imãs (sacerdotes muçulmanos) das mesquitas do país rejeitaram um discurso que tinha sido preparado pelo líder líbio e pediram à população para sair à rua e lutar contra o regime, segundo várias fontes e testemunhas que estiveram hoje presentes nas orações nos templos.

Segundo fontes diplomáticas na capital líbia, a noite de hoje poderá ser crucial para o desenvolvimento dos acontecimentos.

Os protestos na Líbia, em que a contestação popular exige o fim do regime de Muammar Kadahfi, iniciaram-se a 15 de Fevereiro. Os tumultos têm-se registado sobretudo no leste do país, na região da segunda maior cidade líbia, Benghazi.

Segundo a organização internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, 233 manifestantes foram mortos, número que as autoridades negam, confirmando apenas a morte de 84 pessoas.

Outra organização, a Federação Internacional das Ligas de Direitos Humanos (FIDH), referiu que, desde o início do movimento de revolta popular na Líbia, morreram entre 300 e 400 pessoas.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Nova York - A missão líbia na ONU anunciou a ruptura da relação com o regime de seu país para apoiar os manifestantes, anunciou nesta segunda-feira o jornal Los Angeles Times.

Os diplomatas, com a excepção do embaixador, tomaram esta decisão para se distanciar do governo de Muammar Kadhafi "devido às agressões do regime contra o povo líbio", destacou Adam Tarbah, um dos representantes líbios consultados pelo jornal.

"Sabemos que isso colocará nossa família em perigo, mas de todo modo, já estão em perigo", completou Tarbah.

O diplomata fez alusão ao discurso feito na noite de domingo pelo filho de Kadhafi, Saif-al-Islam, que prometeu "combater até a última bala" para colocar fim às manifestações, explicou Tarbah.

"Ele incitou a guerra civil", afirmou o diplomata líbio. "Foi vergonhoso".

A violência na Líbia já afecta a capital, Trípoli, onde diversos edifícios públicos foram incendiados na noite de domingo para segunda-feira, quando o filho de Kadhafi ameaçou o país com derramamento de sangue.

O Mundo Árabe está em convulsão…

Não se entende o apoio ocidental (dos EUA e da Europa Ocidental) a regimes totalitários que negam a liberdade e a democracia ao seu povo.

Também não se percebe muito bem as declarações patéticas de Hillary Clinton sobre a Líbia, parece que o chão lhes começa a fugir debaixo dos pés e a Al-Qaeda jogou bem contra a tirania global.

Deixo uma pergunta no ar, quem são os bons e quem são os maus?

Creio que nesta película ninguém é santo…

E ainda vamos em Fevereiro… Resta saber como vai ser até ao final de 2011.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...