terça-feira, agosto 09, 2011

Motins em Inglaterra

O que motivou os motins?

Tem havido muita especulação sobre as razões do protesto - serão o sintoma de uma sociedade com altos níveis de desemprego, tensões raciais e uma visão da polícia como uma entidade racista?

O que se tem mais a certeza é que o rastilho foi a morte de Mark Duggan (um criminoso local), morto pela polícia na última quinta-feira, depois de ser abordado num táxi por uma unidade que investiga crimes com armas de fogo no bairro. A família garante que Duggan não estava armado. Está a ser conduzido um inquérito que poderá responder à questão: quem disparou o primeiro tiro?

Como começaram os motins?

O que se sabe é que os motins começaram horas depois de uma manifestação pacífica em Tottenham, no norte de Londres, contra a actuação da polícia no alegado tiroteio que terminou com a morte de Mark Duggan. O protesto aconteceu no sábado à tarde e juntou cerca de 120 pessoas, incluindo familiares de Duggan. Segundo os relatos disponíveis, a marcha de protesto correu pacificamente, mas, duas horas depois, gangues tomaram conta das ruas de Tottenham, atacando carros da polícia, lojas, bancos e outros edifícios. A polícia acredita "que alguns elementos que não estavam envolvidos na vigília aproveitaram a oportunidade para cometer desordens e atacar fisicamente agentes da polícia, insultar bombeiros e destruir veículos e edifícios".

Para onde se espalharam os motins?

Se no sábado, a violência estava circunscrita a Tottenham, no domingo chegou outras zonas de Londres – desde Brixton até à central Oxford Street, a principal zona comercial da capital britânica. Ontem, foi a vez de outras cidades serem palco do mesmo tipo de violência urbana.

Como se organizam os jovens nas ruas?

A polícia afirma que as redes sociais, nomeadamente o Twitter, tem sido uma das formas de coordenar os motins. Mas há quem, como o jornal "Guardian", tenha outra tese: a polícia devia ter estado antes atenta ao Blackberry Messenger, uma aplicação que funciona apenas em smartphones Blackberry, sendo, por isso, mais "invisível".

Na origem da onda de violência e vandalismo que se estende já pelo terceiro dia consecutivo em Londres têm sido erguidas várias justificações. Duas jovens britânicas que têm participado nos motins explicaram: «Estamos a mostrar aos ricos que fazemos o que nos apetece».


«Se queres ganhar dinheiro, estamos prestes a atacar no leste de Londres». Este foi o texto de um sms enviado por um participante nas pilhagens, antes de a violência se ter disseminado.

Outras mensagems encaminhavam os saqueadores para áreas de riquezas inexploradas - como lojas de aparelhagens de som, roupas de luxo, álcool e bicicletas.

Aliás, muitos dos jovens com lenços ou capuzes que estão no centro dos desacatos foram fotografados a enviar sms ao mesmo tempo que as chamas engoliam carros e prédios.

Os tumultos no Reino Unido recomeçaram esta noite (9 de Agosto de 2011) em Birmingham, Liverpool, West Bromwich, Wolverhampton, Manchester e Salford enquanto 16 mil polícias tentavam blindar a capital Londres para evitar novos incidentes, noticia a cadeia de televisão britânica Sky News.

A polícia perdeu nos dias anteriores, o controle das ruas, as inúmeras imagens que visualizei durante o dia eram reflexo disso. Eram centenas de jovens contra vinte ou trinta polícias, acabando estes na maior parte das vezes por retirar. Vi pessoas a abandonar as suas casas, os seus haveres, as suas lojas e os seus automóveis, acabando estes pilhados e incendiados. Eram quarteirões inteiros a arder na capital e noutras cidades inglesas.



O que me chocou mais foi por vezes, a tenra idade dos saqueadores, os repórteres de imagem falam que viram miúdos de 12 a 14 anos a participarem nos saques.

Repugna-me a selvajaria e a violência patente nestes actos.

No entanto, gostaria de terminar este texto com uma reflexão:

Quem está por detrás destes motins? Quem fez a convocatória através das redes sociais? Que grupos ou interesses estão por detrás disto tudo? Não estará a Maçonaria (um polvo silencioso) por detrás desta fantochada?

Outro dado curioso, os blackberrys são conhecidos em toda a parte como os telemóveis dos ricos e das minorias endinheiradas…

Há já quem fale que a internet deveria ter sido suspensa, que o Exército deveria estar a patrulhar as ruas, com o recolher obrigatório e a declaração imediata da Lei Marcial.

Certo, certo é que a esta hora já há mais de 650 detidos e 1 morto (provavelmente estes números não ficarão por aqui)…

Mais outra falsa bandeira…


5 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que a revolta das pessoas seja legítima frente a um sistema que as oprime através do medo, incerteza e sarcasmo. O que acontece é que a elite tem todos os meios para fazer com que a coisa volte a seu favor manipulando a mídia e as opiniões. Por isto que geralmente todo ato de violência contra o sistema acaba sendo um tiro no pé.

Fada do bosque disse...

Neste comentário do Anónimo, foi sintetizada uma idéia, de uma forma brilhante!

Caly disse...

O brasileiro Jean Charles foi morto por engano pela polícia britânica e nada aconteceu. Até hoje os policiais q o mataram estão impunes

Caly disse...

O brasileiro Jean Charles foi morto por engano pela polícia britânica e nada aconteceu. Não houve protesto nem manifestação. Será q a impunidade torna-se diferente quando acontece contra imigrantes?

Mário Nunes disse...

Caly tens razão nesse caso, aí a policia disparou contra um inocente, que estava no lugar errado à hora errada.
Agora neste caso, há muitas pessoas envolvidas que não são emigrantes. Há menores de idade com 10, 11, 12, 13 e 14 anos que por certo não saberiam o que estavam a fazer.
Muitos dos envolvidos frequentavam redes sociais como o facebook ou o Twitter, onde nalguns grupos estão pessoas que nada tem a ver com a maior parte dos frequentadores. Podemos dizer que há infiltrados a organizarem eventos, a "orquestrarem a confusão". Para mim esses são os verdadeiros culpados, pois aproveitam-se do descontentamento popular para promoverem a confusão.
Nisso é que a policia inglesa tem de estar atenta, deverá procurar os cérebros desta maquinação e não ficar pela arraia miúda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...