sábado, setembro 03, 2011

As sementes da discórdia estão lançadas à terra na Líbia


O que estará por detrás da intervenção da comunidade internacional, na Líbia?

Os Direitos Humanos e Civis do povo líbio?

Ou o petróleo e o gás natural?

Desde a intervenção militar estrangeira liderada pela NATO, com carta-branca da ONU, que o preço do crude veio por aí abaixo.

No entanto, seria de supor que se os líbios estivessem fartos de Kadhafi já teriam corrido com este há muito tempo e talvez o tivessem liquidado, o que é certo é que este ainda resiste, contra o desespero daqueles que o atacaram.

O que é curioso nesta guerra é que só tivemos acesso às imagens dum lado… E o outro lado como será?

Não vimos imagens dos bombardeamentos dos caças da Aliança Atlântica contra alvos civis e estratégicos. Por certo, que debaixo do fogo amigo houve muitos que tombaram que nada tinham a ver com este conflito.

Deslumbrante e hilariante foi o tiroteio desenvolvido por alguém contra os jornalistas estrangeiros por estes dias à hora do almoço, quando os directos estavam no ar (isto depois da capital líbia estar tomada pelos ditos rebeldes). Claramente manipulação da opinião pública. Costuma-me a crer como anda tudo cego.

Não quero tomar o partido de ninguém, mas quem são os rebeldes?

Os rebeldes são uma miscelânea de mercenários, elementos do SAS britânicos (não tenham dúvidas), elementos de algumas tribos do Norte de África (junto à fronteira do Egipto), membros da Al-Qaeda (sim leu bem) e com muito fundamentalismo islâmico à mistura.

Glup (engoli em seco).

É verdade.

Eis uma revolta democrática e popular.

No entanto admirei a fluência em inglês por parte de muitos populares e a perseguição que tem sido alvo ainda, a população negra líbia e os trabalhadores migrantes de outros países.

Curioso, que do lado do Coronel Kadhafi ainda estejam quase todos os países de África, os tuaregues, guerreiros do deserto por excelência, a Argélia, o Chade, o Mali e a Mauritânia. Apesar dos avanços e recuos dos rebeldes atapetado com um tapete de bombas certo é que os líbios ainda não ofereceram a cabeça do coronel, a Obama, Cameron, Berlusconi, Sarkozy e Merkel…

E o que tem os rebeldes para oferecer aos líbios?

Até agora nada!

A capital líbia continua sem mantimentos, água, electricidade, víveres, petróleo ou gás (que irónico) recolha de lixo ou saneamento.

As pilhagens são uma constante, bem como a insegurança e o medo.

E sem dinheiro os rebeldes não podem tocar o país para a frente.

Então onde estão os depósitos líbios no estrangeiro que foram bloqueados?

Depois de mais uma intervenção humanitária constitui-se uma comissão de doadores em Paris, onde compareceram as nações do mundo endividadas até às orelhas. O que teriam eles para emprestar?

Talvez o dinheiro líbio apreendido nas contas dos seus países…

Parece é que há alguém com o dinheiro de muitas nações escondido debaixo do colchão.

E Kadhafi aonde está?

Será que a guerra já terminou?

Kadhafi poderá não ser um santo, mas o que é certo é que ele tem resistido contra o aparato e dimensão da intervenção militar estrangeira com astúcia e coragem determinantes. Por certo que não estará sozinho e ainda tem muitos líbios com ele.

O conflito creio que está longe de estar terminado, aguarda-se um embate fratricida.

Um pequeno passo os separa.

Só que Kadhafi antes de sair pela porta dos fundos pediu auxílio militar aos russos e a situação pode-se alterar de um momento para o outro.

Está bom de ver que o coronel pagou caro a resistência que opôs durante largos anos contra o ocidente e deixou por estes dias de ser uma carta do baralho, já que propunha uma terceira via.

Aceitam-se agora apostas para quem será o próximo da lista do Eixo do Mal a conhecer a fúria dos cruzados. A Síria ou o Irão?

Gostaria era que, a NATO, a ONU e os líderes do Ocidente tivessem o mesmo peso e medida para com a Arábia Saudita (onde os direitos humanos, civis e religiosos são espezinhados diariamente e ninguém se rala com isso).

Outras leituras:

http://burgos4patas.blogspot.com/2011/08/o-que-fez-muammar-al-khadafi-pelo-seu.html

http://darussia.blogspot.com/2011/09/russia-continua-considerar-acoes-da.html


1 comentário:

BURGOS disse...

Mário

Vai ver porque os 15 dos 19 "terroristas" do 11 de Setembro nasceram na Arábia Saudita. Osama Bin Laden, também. A monarquia de Riad também era aliada do Taleban, que dava guarida aos terroristas que "dizem" terem atacado o World Trade Center.
Talvez a Arabia saudita saiba mais coisas sobre o governo americamo que o restante do mundo. Eles não estão se importando com nada muito menos direitos humanos, civis e religiosos, na verdade eles não podem deixar de serem parasitas e vão continuar sugando o sangue da humanidade, não importa em qual país.
São todos farinha do mesmo saco.

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...