sábado, dezembro 24, 2011

O cavalo de Tróia chinês

500 anos de contactos luso chineses, um livro a merecer uma leitura aprofundada...

Já ouvi muitos disparates e dislates acerca da compra da EDP pelos chineses das Três Gargantas (China Three Gorges), contudo há várias questões que não devemos ignorar e que passo a enumerar:
- As excelentes relações que se mantemos com a China há mais de 500 anos e que sobrevieram a tudo e a todos, mesmo crises inesperadas, ao longo destes anos.
 A China sempre manteve uma relação de respeito para com a mais velha nação da Europa - Portugal.
- A China não adoptou a postura da União Indiana (ver o caso de Goa, Damão e Diu) para reaver Macau.
- Em Macau mantêm-se muitos portugueses a trabalhar, nas mais variadas actividades. Houve mesmo quem depois da integração de Macau na China, regressasse ao rio das pérolas. Lembram-se da máxima um país, dois sistemas?
- Há inúmeros portugueses a trabalhar em Pequim e noutras cidades chinesas, sendo a incubadora perfeita para muitas empresas portuguesas.
- Eu sei que me vão falar em direitos humanos, prisões arbitrárias, horários de trabalho e práticas pouco usuais. Mas, a própria China está a mudar e pode ser que alguns valores que defendemos também passem para os chineses.
- A EDP é um gigante à escala planetária, está nos EUA, em Espanha, no Brasil e em África.
- A EDP na sua actividade incessante acumulou um passivo impressionante nestes últimos quatro anos (Governo José Sócrates). Contudo nem tudo é mau, pois desenvolveram tecnologia de ponta na área das renováveis (veja-se o apetite dos alemães).
Pesando e uns outros argumentos, sei que só no final se farão as contas. Daqui por alguns anos…
Num mundo cada vez mais global as aquisições serão a prática do dia.
Não nos devemos esquecer que os verdadeiros amigos estão connosco nas horas boas e nas horas más. E nestes tempos de crise, para além dos interesses interesseiros da União Europeia, já muito dinheiro de Angola, do Brasil e da China entrou em Portugal.
Eu sei que abrimos a porta da Europa aos Chineses. Mas, depois de atitudes pouco correctas por parte dos países da Europa do Norte, o que é que eles estavam à espera? Pensavam que iam comprar Portugal e as empresas portuguesas ao desbarato? Para as depois retalhar e fazer de nós escravos? Extraindo os lucros?
Vem aí mais investimento chinês: uma fábrica de automóveis, uma fábrica de tecnologias renováveis e provavelmente a aquisição por parte destes dum banco português…
Este investimento representa cerca de 10% daquilo que nos foi emprestado pela União Europeia, FMI e BCE. E provavelmente a China não vai ficar por aqui.
Quem é que ajudou a Islândia há três anos com a falência? Sabem quem injectou dinheiro quando os outros fecharam a porta? A Rússia!
Em tempos de guerra não se limpam armas…
O lugar de Portugal é junto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Timor), devendo esta comunidade ser alargada à China e à Índia. Sempre estivemos ligados ao Mundo e não à Europa. A Europa do Norte nada nos diz. E muito menos a Europa a duas velocidades. É tempo de seguirmos o nosso caminho sairmos da União e emitirmos moeda.
Só assim poderemos escapar da borrasca que se avizinha.
– É nas horas difíceis que se vêem quem são os nossos amigos. Por isso não entendo o prurido dalguns com o investimento chinês em Portugal.

Ver mais em: Correio da Manhã

6 comentários:

jonhboss disse...

É tempo de seguirmos o nosso caminho sairmos da União e emitirmos moeda.
Plenamente de acordo contigo Mário!
Mas antes de imprimir a moeda,que tal uma limpeza na AR?
Feliz Natal.

Bruno disse...

Não existem paises "amigos" existem paises com interesses convergentes; os 500 anos de boas relações com a China são o passado porque para o futuro não podemos esquecer as lições do passado, a Inglaterra tambem era um pais supostamente "amigo" até que os interesses sobre o Mapa-cor-de-Rosa fizeram os Ingleses esquecer essa "amizade" e impor-nos um ultimato perante a ameaça de guerra. E agora são "amigos" outra vez? e as noticias sobre os planos de retirada de Ingleses de Portugal em caso de colapso monetario não desmentidas? Não é isto uma forma de denegrir a nossa imagem internacional e tentar afundar-nos? (é tão nobre da parte deles pontapear um adversario caido...) A China move-se por interesses planetarios inserida num bloco numa desesperada guerra economica entre blocos onde nós não passamos de um grão de areia, e o que se aproxima não é uma borrasca, é uma tempestada capaz de nos fazer perder definitivamente a nossa soberania pela 3.ª e possivelmente última vez. Seremos para a China mais respeitaveis que o Tibete? E querem comprar um banco ? Os angolanos tambem compraram A PREÇO DE RETALHO! o investimento Angolano é o pagamento! a contrapartida da "ajuda"... ou esqueceram-se quem ajudou com meios tecnologicos e conselheiros militares a matar o Jonas Savimbi? AH Pois! Com "amigos" destes... (...)

Mário Nunes disse...

Bruno tudo isso é verdade, tudo tem que ser pesado e sopesado, nestes tempos conturbados que vivemos, no entanto que alternativas restariam, entregar a EDP de bandeja à Eon? Que provavelmente a retalharia como a Bombardier fez à rival portuguesa (eliminando um concorrente)?
A verdade é que nos pusemos a jeito.
E agora o que vamos fazer?
Creio que não vamos morrer porque a ideia duma certa portugalidade está na nossa cabeça e na alma e nos nossos mais pequenos pequenos.
Só assim foi possível resistir face ao invasor espanhol e francês.
Somos portugueses cidadãos do Mundo e demos novos mundos ao Mundo. Não devemos desistir. Isso seria entregar os pontos.
Agora creio mais que teriamos muito mais a ganhar com uma CPLP alargada do que uma UE fascizante. No entanto o debate fica ai. John Boss e Bruno um Bom Natal e um Próspero Ano Novo, meus amigos.

Mário Nunes disse...

Em tempo, dizia: Creio que não vamos morrer porque a ideia duma certa portugalidade está na nossa cabeça e na alma e desde pequenos.
Desculpem a pressa tem destas coisas.

Mário Nunes disse...

Em aditamento:
~http://www.ionline.pt/dinheiro/salvador-caetano-entra-na-china-autocarros

Bruno disse...

Resistiremos sim, está-nos nos genes, Mário Nunes, parabens por este espaço de debate, Feliz Natal para todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...