quarta-feira, janeiro 11, 2012

Frota russa em águas mornas

Porta-aviões Admiral Kuznetsov
 
Um grupo de navios de guerra russos entrou no passado Domingo no porto sírio de Tartus, onde a Rússia mantém uma base de abastecimento e apoio técnico às suas armadas de guerra. As autoridades sírias interpretam isso como sinal de solidariedade.
O grupo de navios de guerra, segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, é composto pelo porta-aviões Admiral Kuznetsov, pelo navio de combate a submarinos Admiral Tchabanenko, o navio de guarda Ladni, o rebocador Nikolai Tchiker e o petroleiro Lena.
“Os navios, depois de reabastecidos, abandonarão águas sírias e continuarão os seus exercícios”, acrescentou o porta-voz, frisando que “os armamentos e meios técnicos dos navios funcionam normalmente”.
A agência noticiosa síria SANA considerou esta visita uma “demonstração de solidariedade com o povo da Síria”.
“A visita dos vasos visa aproximar os nossos dois países e reforçar os laços de amizade entre eles”, afirmou um dos oficiais russos, citado por essa agência.
Arif al-Haddaf, governador de Tartus, declarou, na cerimónia de recepção dos navios, que “merece respeito a posição da Rússia de apoio ao povo sírio”.
A Rússia mantém em Tartus uma base de apoio material e técnico aos navios das suas armadas, onde trabalham cerca de 50 marinheiros russos e se encontra permanentemente uma doca seca da Armada do Mar Negro.
Entretanto, os navios russos, deixaram já as águas territoriais da Síria, mas manter-se-ão por perto.
De referir que esta esquadra se encontra no Mediterrâneo desde o passado dia 8 de Dezembro.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...