domingo, julho 22, 2012

Berlim com credores à perna


Você sabia que Berlim também tem inúmeros credores à perna?
Imagine que tem uma dívida desde 1562...
Que grande calote.

Aí você duvida então queira conferir:
"A pequena povoação de Mittenwalde, no leste da Alemanha, arrisca tornar-se uma das mais ricas do mundo, se Berlim cumprir o contrato que assinou há... 450 anos.
Encontrou-se um certificado da dívida, datado de 28 de maio de 1562, num arquivo regional que atesta, de acordo com a Reuters, o empréstimo que Mittenwalde concedeu a Berlim de 400 florins a serem pagos com juros de 6% ao ano. 
De acordo com a Rádio Berlin Brandenburg, a dívida ascenderia hoje a 11.200 floris, o equivalente a 112 milhões de euros, aos quais se acresceriam ajustes em  juros e inflação, resultando em triliões de euros.     
A historiadora Vera Schmidt encontrou a nota da dívida com mais de cinco  séculos onde tinha sido arquivado em 1963 e disse à Reuters que, apesar de o selo do documento ter desaparecido, ele é "certamente válido".


"Em 1893 teve lugar um debate no qual o documento foi examinado e em que a análise determinou a sua autenticidade", disse Schmidt, que, juntamente com o presidente da câmara de Mittenwalde, Uwe Pfeiffer, tem tentado cobrar a dívida à capital alemã. Na verdade, tentativas semelhantes têm sido levadas a cabo de 50 em 50 anos, desde 1820, sem nenhum resultado.
Schmidt e Pfeiffer reuniram-se em Berlim com o senador responsável pelas finanças, Ulrich Nussbaum, que lhes entregou um florim genuíno datado de 1539, actualmente exposto no museu da vila.
O responsável das finanças berlinense declarou a este propósito ao diário "Berliner Zeitung": "Este caso prova que as pessoas são sempre apanhadas pelas suas dívidas por mais antigas que elas sejam". Mas quanto ao pagamento, aquele jornal citava um relatório da administração financeira de Berlim, datado de Junho de 2012, que dá a cidade como já tendo ultrapassado a linha vermelha das dívidas em 63 milhões de euros." 

Isto para não falarmos da dívida da Alemanha à Grécia, que remonta à II Grande Guerra Mundial.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...