terça-feira, julho 03, 2012

Um colapso anunciado


Depois da Islândia, da Irlanda, da Grécia, de Portugal, da Espanha, da Itália, do Chipre, eis a Eslovénia e quem se segue…?
Começou com o Lehman Brothers nos EUA, estendeu-se à banca na Islândia e da Irlanda, entre nós conhecemos o BPN e o BPP e na Suiça falou-se da UBS, em Espanha fala-se de muitos bancos e da exposição do Santander… (!?)
Glup(!)
Mas, esta manhã ouvi na Antena 1, que na Grã Bretanha a vida está particularmente difícil para o Barclays Bank e a tremideira ameaça arrastar para o "Default", o até aqui intocável Tesouro Britânico, o Bank of Scotland e as vagas de choque poderão passar o Canal da Mancha e chegar ao Deutch Bank.
Indiferente a tudo isto, parece estar Angela Merkel, que ainda não está a ver bem a situação do Barclays.

Entretanto só agora se começam a conhecer os pormenores da ultima reunião de lideres da União Europeia. Parece que a final, as coisas não correram assim tão bem para a Europa, com posições extremadas entre os países do Norte da Europa (Finlândia, Holanda e Eslováquia) e os países do Sul (Espanha e Itália). 
A confusão está lançada, levando o Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso no PE a fazer um discurso que levantou de pé todas as bancadas, ao relembrar os fantasmas do passado que varreram a Europa no século XX.

A Europa e o Euro poderão estar comprometidos se a chancelarina não ligar a rotativa…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...