segunda-feira, julho 30, 2012

Apagão na India


A rede eléctrica do norte da Índia deixou de funcionar na madrugada de segunda-feira, parando centenas de comboios, forçando hospitais e aeroportos a usarem geradores e deixando 370 milhões de pessoas sem luz - mais do que a população dos Estados Unidos e Canadá combinadas - sofrendo com o calor do verão.
O apagão, um dos piores a atingir a Índia numa década, ressalta a incapacidade do país em suprir a demanda de energia enquanto tenta se tornar uma potência económica regional. A Confederação da Indústria Indiana disse que o apagão é um aviso que que o governo indiano precisa de resolver urgentemente reformar o sistema eléctrico, garantir um suprimento contínuo de carvão para as centrais de energia e reformar as instalações eléctricas. Perdas na transmissão e distribuição em alguns Estados chegam a até 50% devido a roubos e corrupção.
A rede eléctrica caiu por volta das 2h30 da manhã (horário local) pois não conseguia mais suprir a enorme demanda causada pelo verão, disseram autoridades do Estado de Uttar Pradesh. No entanto, o ministro de Energia Sushil Kumar Shinde afirmou que não tinha certeza do porquê do colapso e criou uma comissão de investigação.
Foram afectadas as regiões de Punjab, que é o celeiro do pais, a instável Caxemira, a capital Nova Delhi, Dharmsala (o quartel-general do Dalai Lama, nos Himalaias), e o Estado mais populoso do mundo, o pobre Uttar Pradesh.
No final da manhã, 60% da energia foi restabelecida. Foi necessário puxar electricidade das redes do leste e oeste, bem como comprar energia hidroeléctrica do país vizinho Butão.
Os moradores de Nova Délhi foram acordados quando os seus ventiladores e ar-condicionados pararam de funcionar. A temperatura na cidade estava em cerca de 35º, com humidade em 89%. O sistema de metropolitano, que transporta 1,8 milhões de pessoas diariamente, parou por horas durante a manhã.
A que se deveu a falha de energia, à sobrecarga de energia ou a tempestade solar?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...