sexta-feira, abril 05, 2013

Filantropia americana apoia investigação do cérebro




"O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou no passado dia 2 de Abril de 2013, um investimento de 100 milhões de dólares (cerca de 77 milhões de euros) num projecto de investigação que pretende revolucionar a compreensão do funcionamento do cérebro humano.
Esta iniciativa, denominada BRAIN e prevista no projecto de orçamento para 2014 da administração Obama, pretende ajudar os investigadores a descobrirem novos tratamentos para curar ou prevenir doenças do foro neurológico actualmente incuráveis como Alzheimer, Parkinson e epilepsia.
O projecto de investigação ambiciona também dar respostas para o tratamento de traumatismos cerebrais e de transtornos psiquiátricos.
"A iniciativa dará aos cientistas as ferramentas que eles precisam para obter uma imagem de um cérebro em acção e entender melhor como os seres humanos pensam, aprendem e memorizam", afirmou Obama, numa declaração na Casa Branca, sublinhando que o cérebro "ainda é um grande mistério que continua por descobrir".
Os investigadores vão tentar captar imagens complexas do interior do cérebro humano, que vão mostrar como as células individuais e os circuitos neurológicos trabalham e conseguem interagir.
As imagens captadas, uma espécie de "mapa" do cérebro, vão ainda permitir examinar a forma como o cérebro regista, usa e recupera uma vasta quantidade de informações.
"O mais poderoso computador no mundo está longe de ser tão intuitivo como aquele com que cada um de nós nasceu", realçou Obama.
O projeto BRAIN (Brain Research through Advancing Innovative Neurotechnologies) está a ser conduzido por três instituições norte-americanas: os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), a agência de investigação do Pentágono (Defense Advanced Research Projects Agency - DARPA) e a Fundação Nacional de Ciência.
Várias instituições privadas também se associaram ao projecto, é o caso do Instituto Allen, criado por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, que vai atribuir mais de 60 milhões de dólares anuais (cerca de 46 milhões de euros) aos investigadores ligados à iniciativa."

Fonte: Lusa 

A seguir...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...