quinta-feira, julho 11, 2013

Polícia chinesa retira de circulação carne de frango com 46 anos!



“A polícia chinesa confiscou mais de 20 toneladas de pedaços de frango, sobretudo patas, em mau estado e fora do prazo há vários anos, que estavam guardados num armazém de carne congelada e se destinavam a consumo humano. Alguns tinham a validade expirada há 46 anos, quando Mao Tsé-Tung ainda estava no poder.
A operação policial decorreu na cidade de Nanning, capital da região autónoma de Guangxi Zhuan, no Sul da China, no fim-de-semana passado e desde então o caso tem agitado as redes sociais chinesas.
Segundo a imprensa local, foram encontradas patas, tripas e pescoços de frango, que eram importados ilegalmente de países que fazem fronteira com aquela região – é o caso do Laos e do Vietname. Li Jianmin, chefe da polícia, disse à agência de notícias chinesa Xinhua que, depois de importada, a carne foi tratada com químicos, incluindo peróxido de hidrogénio (um aditivo ilegal no país), “para matar as bactérias, prolongando a data de validade” e fazendo com que os pedaços tivessem uma aparência fresca.
“Alguns empresários ilegais importavam comida congelada não inspeccionada, como patas de frango, e processavam-na em pequenas fábricas antes de a venderem aos distribuidores na China”, disse o director do departamento de segurança pública local, Li Jianmin, citado pelo jornal China Daily.
A apreensão foi muito comentada na Internet, com fortes críticas à falta de controlo sobre os alimentos no país. As patas de frango, que os chineses chamam de fengzhao, são uma iguaria muito apreciada no país. Normalmente são servidas fritas e acompanhadas com cerveja. Com este escândalo, surgiu uma nova designação para o prato: chamam-lhe ironicamente “patas de frango zombie”. Outros dizem, em tom sarcástico, que as patas têm “sabor a história”.
As autoridades de saúde citadas pelo China Daily alertam para os riscos da situação: doenças como a gripe das aves, provocada pelo vírus H7N9, podem ser transmitidas através de comida congelada não controlada, uma vez que as bactérias sobrevivem a baixas temperaturas durante muito tempo. Há também os riscos ambientais, uma vez que os resíduos produzidos nas fábricas de processamento de comida podem ser altamente poluentes.
Este não é o primeiro caso do género na região. A polícia detectou mais sete casos de importação ilegal de patas de frango, no valor total de 3,3 milhões de dólares, segundo o China Daily. As autoridades apertaram recentemente a fiscalização nas cidades fronteiriças.”

Fonte: Público

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...