quinta-feira, maio 17, 2007

Regresso ao Paraíso, Bazaruto, Inhambane, Moçambique

Situada na costa de Moçambique, a 600 km para norte do Maputo, a 2 horas de avião da capital moçambicana.

O arquipélago do Bazaruto fica entre Vilankulo e Inhassoro, na província de Inhambane.

Este arquipélago é constituído por cinco ilhas: Magaruque, Benguera, Bangue, Bazaruto e Santa Carolina.

O acesso faz-se por avião...

Não se sabe qual delas é mais bonita, são quase 600 km2 de rochas e areias macias, de conchas e corais, de lagoas e florestas onde o silêncio apenas é cortado pelo trinar das aves exóticas.


O Bazaruto é a maior das ilhas do arquipélago e também a maior de Moçambique, com 38 km de comprimento e 7 de largura. Tem um farol construído em 1914, um hotel e uma população de cerca de 2000 pessoas, que vive quase exclusivamente da pesca. Apresenta alguns lagos de água fresca e borboletas extraordinárias.


Praias desérticas banhadas pelo doce Índico e dunas gigantescas onde o pôr-do-sol é, todos dias, um espectáculo inesquecível.


Benguerra, a sul de Bazaruto, é a ilha com relevo mais acentuado, perseverando os habitats naturais. A ilha mais perto de Vilanculos é Magaruque.


Carolina e convida a mergulhos sem fim, tendo tartarugas e peixinhos coloridos por companhia.

Santa Carolina, a ilha mais pequena, encontra-se situada na área de mar mais profunda das ilhas, e devido a isso, é a ideal para fazer pesca desportiva e outros desportos náuticos.


A sua história vem de um tempo muito antigo. Dizem que a rainha do Sabá veio ao Bazaruto buscar as suas pérolas. O arquipélago foi, durante muitos anos, um posto de transacção para os árabes, nas suas rotas para o Monomotapa.


Ali se trocava marfim, pérolas e cornos de rinocerontes, por missangas e especiarias. O arquipélago herdou dos portugueses as casuarinas, coqueiros e árvores da borracha. Apenas as casuarinas ainda sobrevivem.


A paisagem é mais ou menos idêntica em todas as ilhas: bancos de coral e praias de areias douradas, plantas marinhas, florestas verdes, lagoas de água doce e dunas cobertas de ervas e flores.

Aqui se encontram exemplares de fauna marinha quase extintos. Como o dugongo, um mamífero a quem os pescadores chamam «peixe mulher», porque, dizem, tem seios e cabelos de algas. Sereia mítica de poetas e marinheiros, já quase não existe no mundo. Aparece às vezes na Inhaca e também no Bazaruto, em noites de lua cheia. Os golfinhos são também presença quase constante. Encontros com tubarões, raias, tartarugas, golfinhos e baleias são frequentes.

Praias desérticas, longe da confusão do Algarve e do turismo de massas...


Há ainda a possibilidade de visitar uma fortaleza portuguesa do século XIX e um farol centenário.


Em tempos remotos, o arquipélago fazia parte do continente. Marés vivas causadas pelos glaciares, degelo e furacões, acabaram por originar a sua separação. Hoje a temperatura é amena durante todo o ano, raramente chove e os ciclones passam ao largo.


A paisagem é mais ou menos idêntica em todas as ilhas: bancos de coral e praias de areias douradas, plantas marinhas, florestas verdes, lagoas de água doce e dunas cobertas de ervas e flores.

Por ali também existem 45 espécies de répteis anfíbios, incluindo 4 novas espécies de répteis fósseis. Foram assinaladas 260 espécies diferentes de aves. Nas salinas e nos recifes de coral, pousam colónias de flamingos. As conchas são também abundantes, mas não é permitido apanhá-las. O arquipélago é um paraíso para os turistas-pescadores: lagostas, serras e marlins, aparecem com frequência. As tartarugas marinhas, vão desovar nas areias da praia, e são também animais protegidos.

Um convite à preguiça e ao descanso...

Dhow, barco de pesca tradicional na costa moçambicana, são notórias as influências árabes


Arquipélago de Bazaruto


Quem fala de Inhambane, regra geral, destaca a beleza das suas praias, caso do Tofo, Toicinho Farol de Závora, Baia dos cocos e Ponta de Barra.


São praias de área fina e água quente.

Visite Moçambique, no Kafe Kultura:

http://kafekultura.blogspot.com/2007/01/delagoa-bay-loureno-marques-maputo.html

http://kafekultura.blogspot.com/2007/02/ilha-da-inhaca-maputo-moambique.html

http://kafekultura.blogspot.com/2007/03/s-martinho-do-bilene-bilene-gaza.html

http://kafekultura.blogspot.com/2007/04/naamacha-moambique.html


1 comentário:

marginalia disse...

esta serie de posts mostrando fotos de lugares,principalmente os bucolicos de Portugal, está fantastica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...