terça-feira, julho 22, 2008

Memórias de Trigo de Morais, desde o Mapai a João Belo (Xai-Xai)


Já lá vão muitos anos, contudo há um homem, um português, que permanece na memória dos moçambicanos, do Vale do Limpopo, desde o Mapai, até João Belo (Xai-Xai)…

«Trigo de Morais, o homem que, nos anos sessenta, concebeu e chefiou a construção do sistema de regadio do Vale do Limpopo, em Moçambique, é, ainda hoje, homenageado pelas populações locais. Quarenta anos depois da sua morte.

Todos os anos, antigos trabalhadores prestam homenagem a Trigo de Morais, em rituais negros, cantares e missas na campa onde o seu corpo está sepultado por vontade própria. Num lugar onde antes havia uma árvore, à sombra da qual Trigo de Morais esboçou os primeiros projectos da barragem do Limpopo.

As infra-estruturas do sistema estão em ruínas, mas a barragem e o labirinto de canais que levavam água às terras, consideradas das mais produtivas do continente africano, continuam à espera de uma segunda oportunidade.


Em 1966, milhares de colonos portugueses instalaram-se no Vale, mas, depois da independência, a quase totalidade regressou a Portugal. A RTP ainda conseguiu entrevistar alguns dos raros portugueses, que ainda permanecem na região.

Trigo de Morais, engenheiro, alto funcionário do governo de Salazar, imaginou que poderia contrariar as normas e distribuir terras a pretos e brancos. Não o conseguiu completamente mas o facto de o ter tentado contínua a ser lembrado e respeitado pela população local, que em épocas de secas prolongadas invocam o seu nome para que chova.



"A Tribo de Trigo de Morais" é um trabalho do jornalista Alberto Serra, com imagem de António José Fernandes, edição de Paulo Marcelino e áudio de Nuno Soares, exibido no mês de Outubro de 2007 na RTP 1 (a merecer publicação em DVD).»

In http://thejpl.blog.com

2 comentários:

Unknown disse...

Palavras para quê? O Rio continua lindo!!

Anónimo disse...

A quem de alguma forma esteve ligado a Trigo de Morais, actual Chokwé, Baixo Limpopo em Moçambique, fica aqui o convite para se juntarem a nós que também passámos por lá e amamos aquela terra.
http//trigodemorais.ning.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...