quarta-feira, abril 29, 2009

Pandemia Iminente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta para a fase 5, o segundo nível mais alto da escala, como resultado do surto de gripe suína, confirmou em Genebra a directora-geral da organização, Margaret Chan. O critério principal para anunciar um nível de alerta destes é o facto de a doença ter desenvolvido dois focos autónomos em dois países diferentes.


Subir para o nível 5 de alerta pandémico significa que a OMS considera que existem fortes indícios de que uma pandemia pode estar iminente. O nível cinco significa que existem surtos de maiores dimensões, mas que a transmissão entre seres humanos é ainda localizada, o que indica que o vírus está ainda a adaptar-se de forma gradual ao hospedeiro humano mas ainda não conseguiu um nível de transmissão considerado como eficaz.


Os 6 níveis de alerta de pandemia da OMS:

Nível 1

Nenhum vírus influenza animal a circular entre animais causou infecções em humanos.

Nível 2

Vírus influenza animal causou infecções em humanos e é por isso uma ameaça potencial de pandemia.


Nível 3

Vírus influenza animal ou humano-animal causa esporádicos casos em pessoas, mas sem transmissões humano-humano, excepto em circunstâncias específicas.

Nível 4

Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. "A capacidade de causar surtos sutentáveis da doença numa comunidade marca uma alteração significativa no sentido ascendente sobre o risco de pandemia".


Nível 5

O mesmo vírus que causou surto ao nível da comunidade registado em dois ou mais países de uma região. "Enquanto que a maior parte dos países não serão afectados nesta fase, a declaração de Fase 5 representa um sinal forte de que uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de mitigação previstas é curto".

Nível 6

O vírus causa surtos sustentáveis ao nível da comunidade em mais do que uma região. "A designação desta fase indica que uma pandemia global está em curso".



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...