segunda-feira, junho 15, 2009

As 24 Horas de Le Mans

O Cartaz alusivo à prova deste ano, Le Mans 2009

Disputada desde Junho de 1923, a mais antiga prova do automobilismo, em que durante 24 horas são postos duramente à prova, o homem e a máquina, equipas de dois pilotos vão-se alternando dia e noite, lutando pela melhor posição possível, um deslize durante a mudança de pneus e no reabastecimento pode ser a «morte do artista».


Bentley em Le Mans

A primeira edição foi disputada entre os dias 26 e 27 de Maio de 1923, por 33 concorrentes perto da cidade francesa de Le Mans.


Steve McQueen em «Le Mans»
«Le Mans», o filme com Steve McQueen


Para a posterioridade ficou a participação do actor Steve McQueen, no filme «Le Mans», que consagrou definitivamente a prova rainha do automobilismo e que é considerado por muitos como o melhor filme sobre o desporto automóvel.


Em 1971 Derek Bell em Porsche Gulf 917
Jack Ickx e Derek Bell em Porsche 956

O circuito tem uma extensão de 13,650 quilómetros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a recta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h, durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990.

Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin, também em Peugeot

Desde então para cá, esta prova já conheceu múltiplos vencedores e as marcas de automóveis depois da Formula 1 parecem agora virar as suas baterias para «Le Mans Series», provas que vieram substituir o mítico Campeonato do Mundo de Resistência.


Peugeot de David Brabham

Apesar da participação dalguns pilotos nacionais na prova deste ano, estranha-se o desinteresse dos meios de comunicação social por aquela que é a a prova mais antiga do Mundo de automobilismo.


Audi de 2007

Após aceso despique com a Audi, a Peugeout levou a melhor na corrida deste ano, tendo colocado 3 carros nas seis primeiras posições fez o 1º, o 2º e o 6º lugar. Quanto a Pedro Lamy teve azar na prova deste ano, após ter levado um toque quando se preparava para ir à box. Contudo o piloto português tem feito excelentes prestações na «Le Mans Series».

Peugeot de Pescarolo

Os carros que correm nesta prova estão divididos em quatro categorias:

  • LMP1 (Le Mans Protótipos 1, antiga LMP900)

  • LMP2 (Le Mans Protótipos 2, antiga LMP675)

  • LMGT1 (Gran Turismo 1)

  • LMGT2 (Gran Turismo 2)

Para a posterioridade fica a lista dos vencedores (segundo a wikipedia):



Mais em:

http://www.lemans.org/24heuresdumans/pages/accueil_gb.html




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...