domingo, agosto 12, 2007

Chuva de Meteoros


«Todos os anos, por volta do dia 12 de Agosto, é tempo d' “A Chuva de Meteoros das Perseidas”. O fenómeno designado por meteoro tem a sua origem na entrada na nossa atmosfera de pequenos pedaços rochosos, a maioria menor que uma ervilha, que se tornam luminosos devido à sua elevada velocidade. A velocidade média de entrada é de 212.400 km/h e o atrito na atmosfera aumenta a temperatura até ficarem incandescentes. A origem desta chuva de meteoros é o cometa Swift-Tuttle, cuja cauda cruza a órbita da Terra.

Em 12 de Agosto de 2007 a partir das 21h, aproximadamente, a constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte a Nordeste. Espera-se uma noite particularmente espectacular para observar o pico das Perseidas pois teremos Lua Nova às 00h02m, e a partir das 02h00 (de segunda-feira), poderemos ter umas dezenas de Perseidas por hora.

Todos os entusiastas aguardam este dia com expectativa, esperando boas condições meteorológicas.

A observação no campo, longe das luzes das cidades, será a melhor localização para desfrutar o evento em toda a sua beleza. Procure um horizonte desimpedido para poder olhar bem todo o céu.

Se o céu se apresentar límpido teremos uma maravilhosa visão do céu... Poderá observar Marte (mesmo na constelação do Touro) e as constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Escorpião, Sagitário, Cisne, Pégaso, etc...

As chuvas de meteoros regulares ocorrem aproximadamente na mesma data em cada ano. Tanto é que recebem nomes relacionados com as constelações a partir das quais os meteoros parecem surgir (o ponto radiante, um mero efeito de perspectiva). As Perseidas são uma chuva cujos meteoros são observados desde meados de Julho até finais de Agosto como se partissem da constelação do Perseus. Porém, uma mesma chuva de meteoros não tem a mesma intensidade todos os anos, nem é vista da mesma forma de todos os locais da Terra.»

Ler mais em:

http://www.oal.ul.pt

1 comentário:

João Paulo Pedrosa disse...

Pois as nossas amigas nuvens não deixaram ver nada... mas para o ano há mais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...