domingo, fevereiro 01, 2009

Jersey, o Novo Paraíso Fiscal

Jersey é uma ilha no Canal da Mancha que, junto com Guernsey, forma as Ilhas do Canal, uma dependência da Coroa Britânica que não faz parte do Reino Unido. O Bailiado de Jersey é um território englobado pelas Ilhas do Canal mais meridionais, no Golfo de Saint-Malo, ou seja, a própria Ilha de Jersey e algumas ilhotas adjacentes e o grupo de rochedos chamado Minquiers, situado a sul. O território mais próximo é a França, a leste e a sul, seguindo-se Guernsey, a noroeste.


Jersey é uma dependência da coroa britânica que deposita autoridade num misto de governador, presidente de câmara e xerife chamado bailio (bailiff). O território tem uma área total de 116 km² e uma população de 87 186 habitantes (2001), o que resulta numa densidade demográfica de 751,6 h/km². (Segundo a Wikipedia)



«Pequeno paraíso quase selvagem, Jersey ganhou recentemente um outro adjectivo: fiscal, como paraíso fiscal. A ilha foi incluída na lista dos paraísos fiscais de Barack Obama e da União Europeia. Um epíteto que as autoridades locais recusam. Saiba como a pquena ilha do Canal se tornou a terceira nação mais rica do mundo.»

Veja o pequeno filme de 7:59 em:

http://www.euronews.net/pt/article/19/12/2008/what-does-jersey-have-to-worry-about/

Colaboração de Américo Batista


1 comentário:

Anónimo disse...

And Jibraltar ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...