sexta-feira, junho 04, 2010

Espanhois constroem abrigos para o fim do mundo

Um grupo de espanhóis juntou-se para construir abrigos em diferentes pontos do país para se proteger daquilo que acredita ser o fim do mundo. O Grupo de Sobrevivência de Espanha 2012 (GSE) tem já com 180 sócios, todos empenhados em construir bunkers, tanto subterrâneos como escavados em montanhas, com barreiras contra radiações, substâncias tóxicas e bactérias, já que o apocalipse não é a única ameaça que os inquieta.

Apesar do 2012 no nome, o grupo não vê inconveniente se a profecia maia, que aponta esse ano como o último da humanidade, não se cumprir, informa a BBC, adiantando que os espanhóis envolvidos no projecto acreditam que, com as alterações climáticas, catástrofes naturais e a iminente ameaça nuclear, convém sempre ter um refúgio.

«Não somos apocalípticos, mas queremos evitar os riscos. Um país como a Espanha, que tem centrais nucleares que são alvo potencial da Al-Qaeda, não tem um nível de segurança que dê resposta a uma grande catástrofe», explicou o presidente do GSE, Jonatan Bosque.


«Na Suíça, as mais recentes construções já incluem um bunker. Aqui, só os mais ricos têm este tipo de refúgio. Somos uma organização não-lucrativa e o que queremos é que os bunkers estejam ao alcance de todos», acrescentou.

Os bunkers têm geradores eléctricos que funcionam a diesel, sistemas de refrigeração e dispensas para mantimentos, sementes e plantas.


«É possível permanecer até três anos no interior a respirar ar puro, mas tudo depende da capacidade de gestão dos alimentos e dos ocupantes», acentuou Bosque para referir que «a questão é que perante uma catástrofe, como aconteceu com a explosão de Chernobyl, ninguém vai poder sair de casa durante vários anos».



2 comentários:

Anónimo disse...

todos os paises deviam construir abrigos para futuras catastrofes assim poderia-mos estar mais seguros,como isso não aconteçe só demostra que os politicos só se preocupam com eles, e nos??

Anónimo disse...

os politicos só se preocupam com eles prk se não construião refugios para as populações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...