sábado, setembro 20, 2008

Large Hadron Collider com sérios problemas!


«O acelerador gigante de partículas LCH do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) vai estar parado durante dois meses, depois de um “incidente” registado durante o ensaio ter danificado um elemento do mecanismo, anunciou hoje um porta-voz da instituição.

Em comunicado, o CERN explica que o problema foi provocado por uma importante fuga de hélio ocorrida ontem no túnel.



Apesar de garantir que o incidente não representou qualquer perigo para a segurança do pessoal, um porta-voz da instituição afirma que um “elemento da máquina tem de ser reparado”, o que obrigará à paragem durante dois meses da experiência.



Este é já o terceiro problema registado no Grande Acelerador de Hadrões (conhecido pela sigla em inglês, LHC), o maior instrumento de física do mundo. O primeiro foi um ataque de “hackers” no arranque da experiência, a 10 de Setembro, mas só noticiado alguns dias depois.



Logo no dia seguinte, um problema eléctrico que afectou o sistema de refrigeração do circuito, com 27 quilómetros, obrigou à suspensão da experiência por uma semana, para a substituição de um transformador de 30 toneladas.



O LHC começou a funcionar no passado dia 10 de Setembro numa cerimónia de pompa e circunstância. Trata-se de um projecto faraónico que juntou milhares de cientistas do mundo durante 20 anos e que procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, sendo já considerado a experiência científica do século. É a maior máquina do mundo, tão grande e sofisticada que não poderia nunca ser fabricada por uma única empresa, ou um único país. Envolve 6000 cientistas, levou uma década a construir e custou dez mil milhões de dólares.



O objectivo final desta grande experiência é poder dar resposta a muitas perguntas sobre a origem do Universo, entender por que a matéria é muito mais abundante no Universo do que a anti-matéria, e chegar a descobertas que "mudarão profundamente a nossa visão do Universo", segundo o director do CERN, Robert Aymar. Uma das aspirações dos cientistas é encontrar o hipotético bosão de Higgs, uma partícula que nunca foi detectada com os aceleradores existentes, muito menos potentes que o LHC.»

In Publico

(http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343440&idCanal=13)

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem escrito!
Tem os meus sinceros parabens!
Estava ver que não encontrava nada sobre a avaria do LHD e fui logo parar a este blog.
Obrigao por "postar".
XD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...