quarta-feira, setembro 10, 2008

Large Hadron Collider, Recriando o Génesis no CERN

A máquina de regressar ao Big Bang começa hoje a funcionar!

Projecto envolve 6000 cientistas...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342210



Umas horas depois...

Sucesso na primeira tentativa de funcionamento do maior acelerador do mundo

A máquina de fazer regressar ao Big Bang…

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342224


«Na fronteira entre a Suíça e a França, já está a decorrer aquela que é considerada a experiência científica do século, onde um acelerador de partículas vai tentar recriar os primeiros instantes do universo.

O projecto foi pensado ao longo de 20 anos, envolvendo mais de 40 países e seis mil cientistas, entre os quais há 200 portugueses. O professor João Varela é um deles.

Entrevistado pela TSF, não esconde o entusiasmo por uma experiência que pode alterar toda a visão do universo, adiantando que se prevê que o acelerador de partículas esteja em funcionamento nos próximos 15 anos.

«Tudo indica que vamos entrar numa época nova para a física, vão acontecer descobertas, vamos encontrar algumas pistas para perceber em que universo nos encontramos, o que é extremamente excitante», salienta.

Os primeiros resultados devem surgir ainda este ano, mas devem apenas confirmar o que já se sabe.

«Para obter novos resultados vão ser precisos pelo menos dois anos», adianta o professor do departamento de Física do Instituto Superior Técnico e investigador do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.

João Varela salienta que ainda há muitas perguntas por responder sobre a origem do universo, mas que a ciência está a caminhar no sentido das respostas.

«Estas experiências na prática a única coisa que irão mudar é o conforto que teremos na compreensão do que é o universo. Hoje em dia quando olhamos para o céu à noite e vemos estrelas só estamos a ver 4 por cento do universo, os outros 96 por cento não sabemos o que é», acrescenta.

Na fronteira entre a Suíça e a França, num túnel com 27 quilómetros de circunferência, construído 100 metros abaixo do solo, foram instalados quatro grandes detectores, no interior dos quais vão produzir-se colisões de protões numa velocidade próxima da luz.

Gaspar Barreira, director do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, explica o processo.

O cientista salienta que o acelerador de partículas «é a máquina mais complexa que o homem já construiu».

Gaspar Barreira refere que vão ser acelerados «dois feixes de protões em sentido oposto», produzindo choques, que «darão lugar a energias tais que recriam as condições do universo nos primeiros momentos após o Big Bang».

Segundo a TSF on line

E se a experiência correr mal?

Comportarão os materiais do LHC, os resultados funestos da experiência?

Ler mais em:

http://kafekultura.blogspot.com/2008/07/cern-o-portal-do-infinito.html

http://lhc.web.cern.ch/lhc/

3 comentários:

Anónimo disse...

Deus Nosso Senhor nos acuda estamos à beira do fim do mundo.
Que horror.

Mário Nunes disse...

Intrusos queriam provar vulnerabilidade do sistema
Maior acelerador do mundo sofreu ataque de “hackers” durante experiência
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342566&idCanal=13

Mário Nunes disse...

Reproduzo na íntegra um comentário publicado por um leitor do Jornal Público, para nos questionarmos sobre esta experiência que pode colocar em causa o planeta:
Falava aqui alguém de fusão a frio, infelizmente como se diz na peça, -271 º é uma temperatura que só podemos encontrar aproximada nos pontos mais esquecidos do Universo, por isso o único momento de fusão nuclear que nos é possível observar no Universo, são as supernovas, e nem queiram saber a que temperaturas se produzem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...