sexta-feira, janeiro 15, 2010

Graças à vacina da Gripe A Indústria Farmacêutica apresenta lucros astronómicos


Os ganhos de cinco mil milhões de euros da Indústria Farmacêutica no fabrico de vacinas contra a gripe A e antivirais estão sob suspeita do Conselho da Europa. A entidade está a avaliar a possibilidade de criar uma comissão de inquérito para analisar a pressão que os laboratórios terão exercido na Organização Mundial de Saúde (OMS) para ter declarado a doença como uma pandemia, avança o Correio da Manhã. Só Portugal gastou até Dezembro passado 90 milhões de euros, 45 milhões dos quais em vacinas.



Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, a campanha da "falsa pandemia da gripe, criada pela OMS e outros institutos em benefício da Indústria Farmacêutica, é o maior escândalo do século na Medicina", escreve o jornal.

O médico alemão é responsável pela proposta a ser debatida com carácter de urgência no próximo dia 25, alegando exagero da OMS sobre os perigos da gripe A. "O Conselho da Europa vai organizar um debate sobre a influência da indústria na OMS e, posteriormente, serão informados dos resultados 47 parlamentos da Europa", acrescentou Wolfgang Wodarg. Vários países europeus têm reservas de milhões de doses de vacinas que os seus cidadãos recusam tomar.

Segundo o Diário de Noticias, do passado dia 19 de Dezembro de 2009, Portugal arrisca ficar com 5 milhões de vacinas da Gripe A, o contrato com o laboratório não prevê a possibilidade de reduzir a encomenda ou a sua devolução, ao contrário do que acontece no caso espanhol ou alemão. Após mais um brilhante negócio, o Governo de José Sócrates pondera agora renegociar para evitar prejuízos na ordem das dezenas de milhões de euros.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...