sexta-feira, agosto 06, 2010

Um tsunami solar


O que se passa com o Sol?

Sucedem-se as ejecções de massa coronal, estas são cada vez maiores e caminham em direcção à terra com particulas altamente carregadas de energia (ionizadas) colocando em xeque, a nossa magnetosfera.

Acompanhe a evolução da nossa estrela em:

http://www.space.com/scienceastronomy/sun-eruption-solar-tsunami-100806.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+spaceheadlines+%28SPACE.com+Headline+Feed%29

Segundo um estudo recente da National Geographic, a atmosfera da Terra é diferente da atmosfera de Marte e de Vénus, acreditava-se há bem pouco tempo, que a atmosfera terrestre era intocável dentro da protecção do nosso campo magnético. Mas um novo estudo afirma que o Sol está lentamente "roubando" a nossa atmosfera - e a uma taxa maior do que em Marte ou Vénus.

Talvez o mais surpreendente seja que a principal defesa de nosso planeta contra o Sol possa ser um agente duplo, auxiliando e cooperando com o roubo.

Marte, por exemplo, provavelmente começou com uma atmosfera densa semelhante à da Terra. Mas, sem a proteção de um campo magnético, o vento solar - na verdade um fluxo de partículas carregadas que vem do sol - está erodindo a atmosfera marciana.

Vénus também não tem uma magnetosfera e está sendo destituído de sua cobertura atmosférica.

Actualmente, a sua taxa de perda superou a de Marte. Normalmente saudada como um escudo protetor contra a energia brutal do sol, a magnetosfera terrestre na verdade está ajudando as partículas energizadas do sol a eliminar uma fração minúscula da atmosfera da Terra, afirma o novo estudo.

"Estamos, na verdade, perdendo mais oxigênio e hidrogénio, do que Vénus actualmente", disse Chris Russell, professor de física espacial da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

"Normalmente, dizemos aos nossos colegas e a nós mesmos que temos sorte de viver neste planeta, porque temos este escudo magnético que nos protege."

"Ele certamente ajuda", explicou, "mas entendemos agora que, quando se trata da atmosfera, isso não é verdade."

Sem pánico


Uma equipe internacional de cientistas tem monitorizado atmosferas planetárias usando a missão Mars Express, da Agência Espacial Europeia, para Vénus e Marte, e a missão Small Explorer (ou SMEX), da NASA, para a Terra. A SMEX também possui instrumentos para medir a actividade magnética terrestre.

"Na Terra, a magnetosfera funciona como um colector energético que interage com o material que vem do Sol e pode absorver a energia do vento solar", disse Russel.

Mas, então, o campo magnético da Terra canaliza e orienta essa energia para a atmosfera superior, aquecendo a atmosfera e permitindo que ela escape através dos mesmos canais que possibilitaram a entrada da energia.

O funcionamento físico exacto ainda precisa ser compreendido, mas não há motivos para alarme, disse Russell. No ritmo actual, nosso stock atmosférico pode durar pelo menos até o Sol - hoje na metade de sua vida - se tornar uma gigante vermelha e engolir a Terra, disse Russell.

"Quando chegarmos a isso", disse, "a perda de atmosfera se tornará irrelevante."

As descobertas foram apresentadas recentemente num encontro da American Geophysical Union, em Toronto, Canadá.

2 comentários:

astroquack disse...

Que grande tanga! como se os cientistas e professores universitários não fossem contrlodas pela Nova Ordem Mundial...Não acredito em nada disto...

Mário Nunes disse...

Sim, alguém anda com histórias da treta, falam do aquecimento global, mas o que se está a passar é sim o aquecimento solar, a nossa estrela, o Sol está em mutação e a projecção de grandes flares de massa coronal, pode afectar a magnetosfera. Afectando o campo magnético terrestre.
A nossa estrela, o Sol está em mutação e passa por uma fase muito delicada, que levou a toda a comunidade cientifica internacional enviar uma porção de sondas para estudar o fenómeno.
O que se passa com o Sol?
Algo se passa e pode ser muito grave, alguém anda mais uma vez a faltar à verdade. É que a verdade anda algures por aí.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...