sexta-feira, agosto 06, 2010

Rússia, cereais à beira da rotura


A Rússia vai aplicar um embargo sobre as suas exportações de trigo e produtos derivados, por causa da queda nas colheitas em função da seca e dos incêndios que afectam o país, declarou ontem, dia 5 de Agosto, o primeiro-ministro Vladimir Putin, citado pelas agências russas.

"Em função das temperaturas anormalmente altas, da seca que assola o país e os incêndios intermináveis, considero justificado instaurar um embargo temporário sobre as exportações da Rússia de trigo e produtos agro-alimentares derivados", declarou Putin, segundo a agência Interfax.

A seca sem precedentes que afecta a parte ocidental da Rússia desde o início de Julho provocou a destruição de inúmeras culturas e a queda das colheitas.

As estimativas de colheita de trigo para este ano foram reduzidas pelo governo a 70-75 milhões de toneladas, ao invés da média anual de 90 milhões, segundo a agência RIA Novosti.

Levando em conta que a Rússia é um dos grandes exportadores mundiais de cereais, os preços mundiais de trigo, que já aumentaram 40% em Julho, subiram ainda mais no início da semana nos mercados europeu e americano.

Fonte: AFP

Desta vez, tenho que dar os parabéns a Alex Jones, na «mouche» meu caro.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...