terça-feira, julho 26, 2011

Imagens em 3D provocam danos no cérebro e na visão


Uma equipa da Universidade da Califórnia, nos EUA, examinou 24 adultos e concluiu que a visualização de conteúdos num ecrã 3D fere os olhos e o cérebro, segundo o site Tech Crunch. Há bem pouco tempo noutro estudo ficou demonstrado que este tipo de tecnologia provoca danos irreversíveis em crianças com idade inferior a seis anos.

De acordo com o estudo, os olhos devem constantemente ajustar-se à distância do ecrã e do conteúdo e isso pode causar desconforto, fadiga e dores de cabeça.

A pesquisa ainda descobriu que quando o conteúdo 3D é visto a curta distância, como em desktops ou smartphones, por exemplo, o desconforto é ainda maior do que quando as imagens são colocadas num ecrã. Numa sala de cinema é o oposto: o conteúdo colocado atrás da tela causa mais desconforto do que os expostos na frente.

O site acredita que, com a «explosão» dos aparelhos compatíveis com conteúdos 3D, os fabricantes deverão criar equipamentos menos prejudiciais no futuro. Até lá, é preciso tomar cuidado e não se expor demasiado a conteúdos que exibam a novidade para não acabar com sérios problemas oftalmológicos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ah, pois! O melhor mesmo é não ver nada dessa porcaria satãnica que só serve pa "mind-controlar" as ovelhoas!

Anne Caroline Silva disse...

Já tinha lido que imagens 3D podiam causar dor de cabeça em pessoas que usam óculos.
Nuca gostei de assistir filmes ou o que quer que fosse em 3D... Ao ler o post gosto menos ainda.
Temos que tomar muito cuidado com a nova tecnologia...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...