terça-feira, dezembro 01, 2009

Climategate é um dos maiores escândalos científicos da História

«O caso Climategate, em que foram manipulados dados para exagerar o aquecimento global, é considerado um dos maiores escândalos científicos de sempre por Delgado Domingos, professor catedrático do IST.

A descoberta por hackers que entraram na rede da Universidade de East Anglia (Reino Unido), da manipulação de dados climáticos por cientistas britânicos e norte-americanos de modo a exagerarem os sinais de aquecimento global, é considerada por José Delgado Domingos "um dos maiores escândalos científicos da História".

Em artigo de opinião publicado no Expresso online com o título "O escândalo do Climategate e a Cimeira de Copenhaga" , o professor do Instituto Superior Técnico (Lisboa) afirma que "o comportamento escandaloso e intolerável de um grupo restrito de cientistas que atraiçoaram o que de melhor a Ciência tem, só aconteceu porque um grupo de políticos, sobretudo europeus, criou as condições para o tornar possível".

O académico acrescenta que "é oportuno lembrar que se deve a inúmeros cientistas sérios e intelectualmente rigorosos uma luta persistente e perigosa contra os poderes estabelecidos".

Estes cientistas "foram vilipendiados e acusados de estar ao serviço dos mais torpes interesses, mas os documentos agora revelados mostram que estavam apenas ao serviço da Ciência e do rigor e honestidade dos métodos que fizeram a sua invejável reputação".

Delgado Domingos recorda que a temperatura global do planeta "não aumenta desde 1998", mas insiste que os problemas ambientais de fundo da sustentabilidade ambiental "devem ser atacados com determinação e realismo".

E acha que, se a Cimeira de Copenhaga "ultrapassar a obsessão do aquecimento/emissões" para se concentrar em temas como a eficiência energética, energias renováveis, usos do solo, desflorestação, combate à fome ou efeitos da variabilidade climática, "teremos uma grande vitória para o planeta".

Mas somente se "a equidade e a justiça social não forem esquecidas".»

Fonte: Expresso, enviado por AB


José Delgado Domingos: «Desde 1998, que a temperatura global não aumenta!»

E ainda:

http://dererummundi.blogspot.com/2009/04/delgado-domingos-sobre-o-aquecimento.html



1 comentário:

Meire Ruiz disse...

Olá Mario. Como vejo aqui você também já soube das mentiras que nos entregaram.
Como postei no meu blog, sobre 2012, ainda não acredito, porque sei que fazem tudo por dinheiro...
Como eu digo, não devemos acreditar em tudo que vemos, principalmente na tv e jornais. Precisamos ficar atentos.
Você sabia que a Intel está preparando para 2020, implantes cerebrais para seus utilizadores? O que vc acha??!
Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...