quinta-feira, setembro 13, 2007

Dalai Lama, Oceano de Sabedoria

O Dalai Lama ao longo do tempo tornou-se o líder político do Tibete.

O Dalai Lama é um líder temporal e político. Na verdade, ele é um monge e lama, reconhecido por todas as escolas do Budismo tibetano.

O actual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o 14º Dalai-Lama. Ele nasceu em 1935 e vivia no Palácio de Potala durante o inverno e na residência de Norbulingka durante o verão, em Lhasa, capital do Tibete. Em 1959, quando a China comunista invadiu o Tibete, à data um dos poucos países do mundo sem exército, o Tibete resistiu como pôde face ao Exército Chinês, bem equipado, que desbaratou os resistentes tibetanos, conduzindo desde então uma política opressora e um genocídio sem limites, bem como uma limpeza étnica e assimilação cultural.


O Dalai Lama fugiu para a Índia, onde mora até hoje, em Dharamsala.

Dalai significa "Oceano" em mongol e "Lama" é a palavra tibetana para mestre, guru, e várias vezes referido por "Oceano de Sabedoria".

Portugal tem, contudo, razões históricas para olhar o Dalai Lama e o Tibete de outra maneira.


É que da mesma forma que Jorge Álvares foi o primeiro europeu a estabelecer um entreposto de negócios na China – e por isso Portugal usufruiu de Macau durante quatro séculos – foi também um português, o padre António Andrade (1580-1634), o primeiro europeu a entrar na história do Tibete.



Libertem o Tibete Já!

«A China é hoje o paradigma do capitalismo mais selvagem e desumano que alguma vez terá sido praticado à superfície da terra. Em paralelo ainda se dá ao luxo de ter uma parte alargada do seu território e dos seus cidadãos debaixo de uma feroz ditadura comunista.



Violadora dos mais elementares direitos do Homem, ignorante dos mais básicos preceitos de políticas sociais, predadora do ambiente. Vê o Mundo a seus pés só porque anualmente coloca uns milhões de consumidores à mercê da divina economia liberal de mercado.



Mas mal vai uma civilização que aliena os seus princípios doutrinadores em troca dos interesses mais imediatistas. Mal vai a Europa quando radicaliza as suas posições em relação ao tirano, mas relativamente ‘pobre’ Mugabe, e ignora olimpicamente a história de genocídio selvagem que varreu o Tibete. Não receber o guia espiritual de 400 milhões de seres humanos, portador de uma mensagem permanentemente pacífica e tolerante, é lastimável. Fazê-lo com aspereza envergonha-nos.», in Correio da Manhã

Imagens de Kundum, de Martin Scorcese

O Budismo é mais que uma religião. É uma filosofia de vida baseada nos ensinamentos deixados por Buda – Siddhartha Gautma – Príncipe Indiano, que abandonou a vida de luxo da corte, para viver na floresta, como guru, viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. na Índia. O Budismo espalhou-se através da Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asiático China, Birmânia, Coreia, Vietname e Japão. Hoje, o budismo encontra-se em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.

Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objectivo é o fim do ciclo de sofrimento, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.

A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. Apesar do budismo não negar a existência de seres sobrenaturais (de fato, há muitas referências nas escrituras Budistas), ele não confere nenhum poder especial de criação, salvação ou julgamento a esses seres, não compartilhando da noção de Deus comum à maioria das religiões.

O Budismo é mais que uma religião. É uma Filosofia de Vida virada para o próprio Homem.

Imagens de Little Buddha, de Bernardo Bertolucci

1 comentário:

Mário Nunes disse...

Cada um tem direito à sua opinião, por mais absurda que seja, embora discordando do conteúdo da mesma, pelo autor do blogue S.O.S. Acriticismo, fica registada a sua opinião.
É impossível passar por cima do Direito Internacional, rasgar todas as convenções internacionais, invadir uma das nações mais antigas do mundo, promover a limpeza étnica, o genocídio, perseguir tibetanos por terem um modelo de vida, uma ideologia e uma religião diferente.
Mais uma vez recordo a todos que o Tibete era uma das nações que há época, não tinha exército regular, embora tenha resistido heroicamente e pateticamente contra o Exército Chinês.
A que se pode chamar a isto senão agressão?
Por acaso já ouviu falar de não violência?
O Budismo prega a não violência.
Quantas guerras viu patrocinadas pelo Budismo?
O que sabe sobre o Budismo?
Quantas viu patrocinadas em nome da cruz?
E quantas em nome do Islão?
E pelo Judaísmo?
Para reflectir meu caro...
Se estivéssemos na República Popular da China, será que poderíamos escrever assim livremente?
Ou já há muito estaríamos internados num gulag?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...