sexta-feira, abril 16, 2010

Eyjafjalla coloca Islândia, a ferro e fogo

Há uns anos atrás pouco ou nada sabiamos acerca da Islândia, terra de vikings, gelo e fogo.

Senão que ficava para lá do Circulo Polar Ártico, que era uma ilha e se ouvia falar que lá se vivia confortavalmente bem.


Com a crise económica, bancária e imobiliária, a Islândia foi um dos primeiros países a arrear.


Há cerca de dois meses atrás, os sismólogos avisavam que havia um vulcão adormecido há 200 anos, localizado a 120 km a leste de Reykyavique prestes a entrar em erupção. Na alturafalou-se que o mesmo se encontrava por debaixo dum glaciar, mas ninguém prestou atenção (estava tudo com as antenas no ar viradas para o Benfica).

Sucediam-se os mini abalos na Islândia e ao longo do Atlântico Norte.


Por todo o lado sucediam-se grandes tremores de terra (entre os 6 a 9 graus da escala de Ritcher), ao longo das linhas de fractura da crusta terrestre e onde as grandes placas continentais colidem.


E não só, nalguns locais inóstipos, sem actividade vulcânica e falhas geológicas estão documentados centenas de mini abalos e respectivas réplicas.

Sinais que o planeta está prestes a entrar em convulsão...


No dia 20 de Março de 2010, dá-se a primeira erupção do Eyjafjalla.

Três semanas depois dá-se a segunda erupção, mais violenta, que a primeira, o glaciar começa a derreter, a lava mistura-se com o gelo e um rio de lama corre para o mar.


Uma nuvem de cinzas vulcânicas é expelida para a atmosfera, afectando claramente a circulação aérea na Europa Continental, anulando milhares de voos e deixando as companhias aéreas à beira de um ataque de nervos.


Os vulcanologos admitem que uma quantidade impressionante de material pirroplástico está prestes a ser expelido pela chaminé do Eyjafjalla.



Pergunto-me a mim mesmo, para lá do trâfego aéreo, quais serão as consequências para o clima?

Para a vida?

E para nós Humanos?

E se as cinzas se misturarem com a chuva? Qual será o efeito?

Uma coisa é certa provavelmente nada ficará como dantes...

Quando La Palma ou Yellowstone entrarem em erupção!










2 comentários:

Mário Nunes disse...

Acabei agora deler no site da TSF:
Cientistas alertam para risco de erupção de vulcão Katla (Lusa)

Na Islândia, os cientistas alertam para o risco de um outro vulcão muito maior, o Katla, poder entrar em erupção nos próximos tempos. As autoridades islandesas traçam planos de emergência.
Os aeroportos de Paris e da Grã-Bretanha, a grande maioria, vão permanecer encerrados pelo menos até ao meio-dia deste sábado. O anúncio foi feito esta noite pelas autoridades aeroportuárias de ambos os países.

A restrição do espaço aéreo estende-se a toda a Escandinávia, Norte e parte Central da Europa, e milhares de pessoas continuam a aguardar nos aeroportos.

Mas surge agora outra preocupação. O vulcão Katla, três vezes maior que o que está em erupção no glaciar Eyjafjllajokull, no Sul da Islândia, e adormecido desde 1918 pode entrar em acção nos próximos meses.

A probabilidade do vulcão Katla entrar em actividade é de 75 por cento no prazo de seis meses a um ano. Localizado nas imediações do actual vulcão em erupção, o Katla tem uma caldeira com dez quilómetros de largura e um potencial explosivo três a quatro mil vezes maior.

Os vulcanólogos islandeses prevêem que em caso de erupção, o Katla originará nuvens de cinza de dimensões muito maiores que as actuais que poderão afectar o tráfego aéreo em todo o Hemisfério Norte durante meses seguidos.

Os modelos matemáticos elaborados pelos cientistas islandeses indicam ainda que, a erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar por cima do Katla que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura.

Trata-se de uma hipótese que está a ganhar cada vez mais consistência, o que já levou as autoridades islandesas a a estudarem planos de emergência.

cicuta disse...

Não parece nada de extraordinário a erupção deste vulcão e até de um outro próximo que parece que tem a mania de seguir este na erupção mas com muito maior violência, isto pelo menos tem sido norma à alguns séculos. O problema é que nas erupções anteriores andávamos pelo mundo de barco ou rasteiros à Terra, os aviões é que têm problemas pois teimam a passar no meio das nuvens de cinza. Quanto a Yellowstone é melhor não se falar disso pois está atrasado e quando acontecer a Humanidade vai sofrer em grande se não mesmo extinguir-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...