quinta-feira, março 04, 2010

Milhares de pessoas protestam no centro de Atenas contra austeridade


“Atenas, 04 mar (Lusa) - Vários milhares de manifestantes comunistas e da esquerda radical concentraram-se hoje no centro de Atenas para protestar contra as medidas de austeridade suplementares divulgadas quarta feira pelo Governo grego.

Estes protestos acontecem na véspera de uma greve de 24 horas que irá perturbar o funcionamento dos transportes e dos serviços públicos nas principais cidades gregas.

Os manifestantes comunistas, reunidos à frente do Parlamento, exibiam cartazes nos quais apelavam a "uma guerra contra a guerra dos capitalistas" e denunciavam as "medidas anti-populares do governo", segundo constatou um jornalista da France Presse no local.

O chão estava também cheio de panfletos a apelar à participação na greve de sexta feira, dia em que o Parlamento grego, que irá votar, com carácter de urgência, o novo pacote de medidas propostas pelo Executivo socialista, de acordo com a mesma fonte.

Outros milhares de manifestantes, conotados com sindicatos e grupos da esquerda radical parlamentar, concentraram-se em frente da Universidade de Atenas.

"Trabalho para os desempregados" e "Querem guerra, vão tê-la" eram algumas das frases exibidas em cartazes e faixas.

As principais centrais sindicais gregas convocaram para sexta feira uma paralisação de 24 horas para protestar contra as medidas de austeridade suplementares anunciadas quarta feira pelo Governo socialista grego.

O Executivo decidiu congelar as reformas e reduzir em 30 por cento o 13.º mês e em 60 por cento o 14.º mês de salário dos funcionários públicos.

As medidas suplementares incluem ainda um aumento de dois pontos percentuais da taxa do IVA e dos impostos sobre álcool, combustíveis e produtos de luxo.”

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...