quinta-feira, março 04, 2010

Sismo do Chile coloca Terra fora do eixo

«O sismo de 27 de Fevereiro no Chile que matou mais de 700 pessoas terá feito os dias na Terra mais curtos – embora imperceptivelmente, apenas 1,26 milionésimos de segundo mais curtos. Mas o eixo de rotação do planeta ter-se-á deslocado cerca de oito centímetros, em resultado do abalo de magnitude 8,8 na escala de Richter.

Estes cálculos são produto de um modelo informático usado pelo geofísico do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA Richard Gross. E não são algo inédito, que apenas tenha acontecido com este tremor de terra: estes efeitos acontecem quando se verificam grandes deslocações de massa no planeta.

Por exemplo, no terramoto de 9,1 na escala de Richter de Sumatra e no tsunami do Sudoeste Asiático que se lhe seguiu, a 26 de Dezembro de 2004, o dia terá diminuído 6,8 milionésimos de segundo e o eixo da Terra (a linha imaginária em torno do qual a Terra roda sobre si própria) ter-se-á deslocado sete centímetros.

Fala-se sempre no condicional porque é difícil verificar experimentalmente estas previsões feitas através de cálculos computadorizados. As mudanças são demasiado pequenas para serem detectadas em termos físicos, sublinhou Richard Gross ao site Bloomberg News.


Mas se são pequenas, as alterações são também permanentes, comentou ao Bloomberg Benjamin Fong Chao, reitor da Faculdade de Ciências da terra da Universidade Nacional central de Taiwan. “Esta pequena contribuição fica enterrada em mudanças mais vastas devido a outras causas, como o movimento de massas atmosféricas à volta da Terra”, explicou.


E por que é que o sismo do Chile, tendo uma magnitude mais reduzida que o de Sumatra, deslocou o eixo em oito centímetros, enquanto o de Sumatra se ficou por sete? “Primeiro, o de Sumatra localizou-se perto do Equador, e o do Chile numa latitude média, o que o torna mais eficiente a desviar o eixo da Terra”, diz o comunicado da NASA que dá a conhecer os resultados de Gross. “Em segundo lugar, a falha [geológica] responsável pelo sismo de 2010 mergulha na Terra num ângulo mais agudo do que o de 2004. Isto faz com que a falha do Chile seja mais eficaz a mover a massa da Terra verticalmente e, assim, a desviar o eixo da Terra.”»

Fonte: Público

Bati com o queixo no chão…

Depois fui à procura do original, aqui

6 comentários:

Carmo L. disse...

Até aqui entendi toda a informação, mas, para além deste exclarecimento que todos estes fenomenos naturais provocaram mas que a nós humanos não nos é preceptiveis, que gravidade maior pode causar ao planeta para além do que já estamos habituados a assistir e vivenciar!
A questão na verdade que coloco é: Qual a gravidade ou perigo existente, em o eixo da terra se ter delocado tanto. Quais as suas consequencias afinal em tempo e espaço futuro?

Anónimo disse...

A consequência é a mudança gradual do clima... Penso que estamos a entrar para uma era glaciar...

Segundo as minhas pesquisas baseadas na arqueologia e escrituras antigas... Isto é ciclico, transição da era de Peixes para a era de Aquário. Um ciclo com 12900 anos... O Sol entra num periodo de actividade acima do normal afectando por sua vez o campo magnetico da terra... Isso tudo se origina pela a passagem do PLANETA X entre Jupiter e Marte. Este planeta se aproxima do Sol num periado de 3600 anos mas nesta altura crucial influência... O nosso sistema solar funciona como um relógio! E estamos prestes a ouvir as "12 badaladas"

Carmo L. disse...

Obrigada pela dica,mas eu ainda estou com muitos mas...sorry. As "12 badaladas" quer dizer exactamente o quê! Que o planeta terra vai entrar em colapso e todos os seres vivos principalmente o ser humano vai desta pra melhor?
Eu pessoalmente não acredito na extinção da raça humana. Que atraves de todas estas catastrofes possa haver uma limpesa na população até acredito, agora o como o povo diz (o fim do mundo), não creio. Tanto como diz e muito bem..."Estamos a entrar para uma NOVA ERA...glaciar"

Mário Nunes disse...

Carmo
Há histórias que andam mal contadas, queira conferir isto:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/earth-20100301.html
E mais isto:
http://www.nasa.gov/topics/earth/features/2012.html
Porque motivo a NASA se preocupou tanto com um mero filme?
Dá que pensar...
A propósito já viu o 2012?
Tento manter o espírito aberto, temos que acreditar na perseverança humana em contrariar as adversidades.
Contudo pode haver forças que estão para lá das nossas capacidades e conhecimentos actuais, como a nossa estrela, o Sol, uma Nova ou um asteróide.
A ver vamos...

Carmo L. disse...

Bom dia! Pois é...fui então visitar o endereço que me facultou e...conheço a historia, vejo muito programas da BBC. Tudo isto é mais que sabido para os que se interessam, mas para além das proprias mudanças e reacções naturais que sempre existiram na propria vida do planeta, aqui a causa maior de sua transformação e aquecimento global é mais que sabido que é por nossa culpa, mas sabido tb que o homem chegou onde chegou foi e é devido à sua inteligencia e desenvolvimento do qual não faz questão de mudar e parar para a preservação do planeta e com isso abrandar a alteração climatica, por questões financeiras. Quem somos nós então "pequeninos" para contestar.
Por isso eu dizes que a raça humana não desaparece, o mais que acontece é a sua redução a grande escala. Como diz o final do video:
Clima mais extremo, menos gelo e temperaturas mais elevadas e muito importante, QUE ESCOLHAS FAZEMOS...

Anónimo disse...

Respondendo a Carmo L... Sobre as "12 Badaladas" Eu também não acredito na total extinção do Homem... Isto como eu referi é ciclico, então nós Homo Sapiens aparecemos a mais ou menos 150 mil anos ok! Ainda estamos aqui! Claro que vamos sobreviver e não vai ser uma catástrofe de proporções massivas como no filme 2012... Nem vai ser exactamente no dia 21-12-2012... Agora vai ser por esta altura que vamos assistir o apogeu do que já começou: Os terremotos, os aluviais, secas etc... Isto esta registado nas escrituras e também em mitos de civilizações antigas... O que poderá eventualmente acontecer é realmente muitas calamidades o que originará algum decréscimo da população especialmente em zonas problemáticas. Isso por sua vez provocará uma crise económica ainda mais agravada, talvez a Humanidade mude a sua percepção de valores. Quem sabe? Será mesmo uma NOVA ERA.
P.S. "12 badaladas" é uma anologia aos 12 mil anos, Hello!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...