quinta-feira, outubro 06, 2011

D. Carlos, de Rui Ramos

«D. Carlos foi o primeiro rei de Portugal a morrer de morte violenta depois de D. Sebastião. Foi também um dos mais inteligentes reis do seu tempo, quando a Europa era ainda, com excepção da França e da Suíça, um conjunto de monarquias.»
“O Círculo de Leitores iniciou há meses a publicação das biografias dos monarcas portugueses. Tendo lido algumas das obras já disponíveis, verifiquei a assimetria da qualidade, embora a informação factual denote trabalho de pesquisa e em alguns casos coragem para uma análise interpretativa dos homens e acontecimentos.

Reservei estes últimos dias para a leitura da obra de Rui Ramos "D. Carlos I". É sem qualquer dúvida a melhor da série de biografias. Uma pesquisa exaustiva de factos e personalidades da época, entusiasma o leitor que ante os seus olhos revive a conturbada passagem de século em Portugal, que pouco teve de Belle Époque. Como Rui Ramos afirma, a riquíssima e multifacetada personalidade de D. Carlos torna difícil o cabal conhecimento do homem que em público sempre foi o príncipe e estadista. Ninguém o conheceu verdadeiramente e decorridos cem anos podemos dizer que o enigma permanecerá. Tal como Rocha Martins na sua obra D. Carlos I, as zonas nebulosas e a dúvida são constantes. É tambem inquietante a similitude dos processos que tal como ontem, envenenam o sistema partidário - e também rotativo, há que dizê-lo - português.


O Rei foi durante anos encorajado a tomar o caminho das reformas dolorosas e necessárias e quase teve êxito. Este "quase" leva-nos directamente às conclusões de Rui Ramos, onde o professor se interroga acerca do que teria acontecido a Portugal se os assassinos a soldo dos futuros vencedores do 5 de Outubro não tivessem conseguido alvejar o landau naquela fatídica tarde de Fevereiro. É bem certo que o século XX português teria sido bem diferente. Não teríamos hoje esta organização do Estado, esta bandeira e possivelmente estaríamos também muito mais próximos daquela Europa que interessa.”

Sobre D. Carlos I, encontrei ainda esta interessante página da Wikipedia.

Este livro pode ser encomendado ao Circulo de Leitores ou adquirido em qualquer livraria de Norte a Sul de Portugal, o preço varia entre os 20 € (edição de clube) ou os 25 € (de livraria - edição da Temas e Debates).

1 comentário:

Derfel disse...

Ainda como homenagem a esse ENORME Português, deixo aqui a mensagem que Ele enviou à presidência do conselho de ministros, 3 anos após a sua coroação:
"Paço de Belem, 29 de Janeiro de 1892.
Meu caro Dias Ferreira.
- Querendo eu, e toda a familia real, ser os primeiros nos sacrifícios extraordinários, que as circunstâncias do tesouro impôem à nação, previno-o de que resolvemos ceder 20 por cento da nossa dotação, enquanto durar a terrível e dolorosa crise, que actualmente atravessamos.
Creia, Dias Ferreira, que em tudo e por tudo hei-de seguir a sorte da nação, à qual reputo essencialmente ligados os meus destinos e os da minha dinastia.
Seu afeiçoado, EL-REI."

Vimos como 6 anos mais tarde lhe "agradeceram", e como tem sido neste último século o exemplo daqueles que o mataram, e os da mesma laia que têm sugado a Nação Portuguesa.

(imagem em http://1.bp.blogspot.com/-s1GLbWqQkSE/TZELfWzk-8I/AAAAAAAAAHA/eGeBrNjQ0Gw/s1600/DCarlos_crise_1892.jpg

origem em: http://realbeiralitoral.blogspot.com/2011/03/licao-de-um-rei.html )


Bom blog
Bom post

Saudações
Derfel
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...