domingo, outubro 02, 2011

Protestos crescem de tom em Nova Iorque



“Mais de 700 pessoas do movimento de protesto “Occupy Wall Street” foram detidas na ponte de Brooklyn, em Nova Iorque, durante uma manifestação contra a crise, avançou a polícia.
A mesma fonte, citada pela edição online da BBC, concretizou que as 700 pessoas faziam parte de um grupo maior que estava a atravessar a ponte a partir de Manhattan, depois de terem estado acampados à porta da bolsa de Wall Street durante duas semanas, como forma de protesto contra a crise económica e financeira e a especulação dos mercados.
A polícia assegurou, contudo, que só deteve elementos que estavam a provocar um clima desordeiro. Os manifestantes desfilaram desde o Zucotti Park à ponte de Brooklyn e a polícia deteve centenas de pessoas quando obstruíram o trânsito num dos canais de acesso à ponte.
“Estávamos apenas aqui parados, dizendo o que achamos, a tentar caminhar pela ponte e os polícias apareceram de uma forma tumultuosa, empenhando os seus bastões sem motivo nenhum”, contou uma testemunha no local, citada pela BBC. “Começaram a escolher pessoas na linha da frente. Qualquer um nessa posição, preto, castanho, era atirado imediatamente para o chão. Quem tivesse a cara coberta com uma fita ou mesmo quem mostrasse sinais de paz era arrastado”, acrescentou.
Além de classificarem os banqueiros como “nazis”, e de defenderem que as pessoas estão antes do dinheiro, os manifestantes estão também contra a polícia que dizem protege os bilionários e Wall Street.
A detenção ocorre numa altura em que várias pessoas continuam acampadas em Wall Street e quando os protestos já se estendem a outras zonas do país. Um grupo de activistas concentrou-se em Washington, a capital federal dos Estados Unidos, adiantou a AFP e há também pessoas em Los Angeles.
Na sexta-feira a polícia já tinha detido 20 pessoas durante uma manifestação em Massachusetts, onde participaram 3000 pessoas, que decidiram ocupar alguns escritórios em Boston pertencentes ao Bank of America. Em São Francisco os protestos decorreram frente às instalações do Chase Bank, mas só houve seis detenções.
Nesse mesmo dia cerca de duas mil pessoas protestaram em Nova Iorque contra os efeitos da crise económica, desfilando desde a zona de Wall Street até ao quartel-general da polícia da cidade.”

Foi assim que o Público se referiu hoje à manifestação efectuada pelo Movimento Ocupa a Wall Street.
Basta!
É tempo dos governos deixarem de utilizarem o dinheiro das pessoas para pagarem as dívidas dos bancos.
Mais: Euronews e ainda The Atlantic

2 comentários:

BURGOS disse...

Mário

Onde está a "livre expressão popular americana"?
Barack Obama está sentindo na própria pele agora.

Estou assistindo de camarote isso tudo, estou adorando.
Qual será a solução que Barack Obama tomará contra o próprio povo?
Será que vai chamar a NATO?

hehehehehe

Muita coisa vai rolar ainda.

Abraços

Anónimo disse...

Importante!

Leram o artigo, vejam agora este vídeo:

http://www.davidicke.com/headlines/54315-occupy-wall-street-arrest-drill-its-bogus-

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...