sábado, outubro 01, 2011

O último aviso de Alessio Rastani



“Os Mercados são, agora, governados pelo Medo. Os investidores e o dinheiro a sério, o dinheiro informado, os grandes fundos, fundos de cobertura, instituições. Eles não acreditam neste plano de salvamento. Eles sabem que o Mercado está acabado.”
Alessio Rastani (corretor ou não corretor, eis a questão)

Alessio Rastani, um suposto corretor independente, tornou-se mundialmente famoso ao dizer, em entrevista à BBC, que sonhava com outra recessão para fazer mais dinheiro, assegurando que o mundo é controlado pela Goldman Sachs (principal banco de investimento dos EUA). Agora, e depois de outra entrevista, desta vez à ‘Forbes’, Alessio Rastani admitiu ao ‘Daily Telegraph’ ser um “aficionado” e um “charlatão”, desmentindo a BBC, que defendeu a sua credibilidade mesmo quando esta foi posta em causa pelos mais cépticos. Ainda assim, Rastani assegura: “Quis dizer tudo aquilo que disse.”

Sucedem-se os avisos (e as profecias), agora parece que não há volta a dar.

“Rastani: [...] Ele [o mercado] vai quebrar, e vai cair acentuadamente, porque os mercados são regidos actualmente pelo medo. Investidores e o “grande dinheiro”, o “dinheiro esperto” – eu estou falando sobre os grandes fundos, os fundos de cobertura [hedge funds], as instituições – eles não acreditam nesse plano de resgate, eles basicamente sabem que o mercado já era. Eles sabem que o mercado de acções está liquidado, eles nem se importam com o Euro. Eles estão movendo o dinheiro para activos mais seguros, como títulos do tesouro, títulos de 30 anos, e o Dólar americano, então, não vai funcionar.
BBC: Nós ouvimos a todo momento que o que quer que os políticos estejam sugerindo, muito nebuloso até agora, não está certo. Você poderia apontar o que faria os investidores felizes e mais confiantes?
Rastani: Essa é difícil… Pessoalmente, não importa, quer dizer, eu sou um negociador [trader], eu não me importo realmente com esse tipo de coisa. Eu vou com o que… Se eu vejo uma oportunidade de fazer dinheiro, eu vou atrás dela. Então, para a maioria dos negociadores, não é sobre… nós não nos importamos realmente em como eles vão consertar a economia, como consertarão a situação toda. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso e, pessoalmente, eu tenho sonhado com este momento há três anos. Eu tenho uma confissão, que é: eu vou para a cama toda noite e eu sonho com outra recessão, eu sonho com outro momento como este. Porquê? Porque as pessoas talvez não pareçam se lembrar, mas a depressão dos anos 30 não foi somente a quebra do mercado. Havia pessoas que estavam preparadas para ganhar dinheiro com essa quebra e eu acho que qualquer um pode fazer isso. Não é apenas para algumas pessoas na elite, qualquer um pode ganhar dinheiro, é uma oportunidade. Quando o mercado quebrar, quando o Euro e as bolsas caírem, se você sabe o que fazer, se você tem o plano certo preparado, você pode ganhar muito dinheiro com isso. Por exemplo, estratégias de cobertura, ou investir em títulos, títulos do tesouro, esse tipo de coisa.
BBC: Se você pudesse ver as pessoas a meu redor, todas boquiabertas com o que você acabou de dizer… Digo, nós apreciamos sua honestidade, no entanto isso não ajuda o resto de nós, não é, ou o resto da zona do Euro.
Rastani: Escute, eu direi isso a todos que estão nos assistindo. Esta crise económica é como um cancro. Se você apenas esperar e esperar pensando que isso vai embora, assim como um cancro, isso vai crescer e vai ser tarde demais. O que eu diria para todo mundo é: preparem-se. Este não é o momento de ficar desejando que o governo dê um jeito. Os governos não mandam no mundo, a Goldman Sachs manda no mundo. A Goldman Sachs não liga para esse pacote de resgate, nem os grandes fundos. Então, na realidade… Eu quero ajudar as pessoas, as pessoas podem ganhar dinheiro com isso, não apenas os negociadores. O que eles devem fazer é aprender sobre como ganhar dinheiro em um mercado em queda. A primeira coisa que as pessoas deveriam fazer é proteger seus activos, proteger o que elas têm, pois em menos de doze meses, a minha previsão é que as economias de milhões de pessoas irão desaparecer. E é só o começo. Então, eu diria, estejam preparados e ajam agora. O maior risco que as pessoas podem tomar agora é o de não agir.” 

Como foi possível chegarmos a uma situação destas?
Penso que há muito que tudo isto estava pensado, premeditado, com anos e anos de antecedência.
Todos nós gostaríamos que tudo voltasse ao que era dantes…
Só encontro paralelo para uma situação como esta. Depois dos anos loucos da década de 20 e do American Way of Life, sobreveio o crash bolsista de 1929, daí à grande depressão, foi um pequeno passo até ao fascismo, ao nazismo e ao comunismo e à loucura que levou à II Guerra Mundial…
Deja vú, meus caros.
Mais em: Público e em RTP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...