segunda-feira, outubro 17, 2011

Do oito ao oitenta...



Meus amigos, está bom de ver, o que é que estas medidas e o Orçamento de Estado de 2012, apresentados pelo Governo Português vão dar…
A Falência do Estado Português.
Passo a explicar-me melhor, se não houver consumo, a economia pura e simplesmente não funciona, isto quer dizer que o pequeno comércio tem os dias contados, assim como algumas das lojas das grandes superfícies, estando instalado o medo, a retranca em todas as carteiras, isto é que vai ser um espectáculo, Belmiro de Azevedo e associados vão ver fechar muitas lojas.
Querem apostar que alguns bens de consumo dentro dum ano vão descer de preço?
Porque ninguém lhes vai tocar… Então a oferta será maior que a procura… hummm, a lógica da batata.
Mas não será preciso chegar a meados do próximo ano, basta passarmos o Natal.
Querem apostar?
Com o “roubo” dos nossos subsídios de natal, muitas pessoas abster-se-ão de consumir (pura e simplesmente).
Aconselhava ainda, o Senhor Ministro das Finanças, Dr. Vítor Gaspar a dar uma volta hoje pela Baixa de Coimbra e constatar quantas lojas já fecharam ou ainda a visitar o Dolce Vida de Coimbra e perguntar a alguns lojistas quantos clientes tiveram hoje? Ou se conseguiram vender alguma coisa?
E que dizer do importante sector do Turismo?
Pura e simplesmente, os hotéis vão ficar entregues às moscas. Clientes portugueses no próximo ano não há.
Mas, como a crise é mundial, estrangeiros também não.
Isto quer dizer que os hotéis vão fechar portas, as agências de viagem também. Espectáculo!
Quer dizer vá de férias cá dentro, porque não ir ao rio mais próximo, à piscina mais próxima tomar banho, andar a pé ou de bicicleta, ler uns livros, passar o tempo do estio a repousar em casa a ouvir uma música. Poupe dinheiro.
Para além disso, grande parte dos cafés e restaurantes já está às moscas, o pessoal começou a levar as marmitas e as sanduíches, há quem esteja a fazer as contas às rendas, aos impostos, aos salários dos seus colaboradores e ainda se vale a pena estar aberto ou fechado. Vamos fechar. Está bom de ver.
Bom, daqui por algum tempo vai ser uma elegância ainda me lembro do tempo que passava com uma sopa ou com uma peça de fruta, como Pedro Passos Coelho é nosso amigo, pensa na nossa saúde e bem-estar, água, sopa e fruta.
Passei pela guerra em Moçambique da independência, entre Portugal e a Frelimo e depois entre Moçambique e a África do Sul e depois entre a Frelimo e a Renamo (inicio) …
Já estou habituado a ver prateleiras das lojas vazias e sem bens para consumir…
Mas isto é que vai ser poupar. Não vai haver onde gastar o dinheiro.
Se este ainda tiver valor?
Também as IPSS e os Bombeiros vão fechar a porta, o Estado deve-lhes tanto dinheiro…
E a esplêndida carteira de encomendas da indústria portuguesa?
Se a União Europeia for para o buraco, muitas empresas fecharão a porta…
E as falências e as acções executivas a subir em flecha?
Isto é que vai ser entregar casas aos bancos, que se tornarão as maiores agências imobiliárias, sim eles mesmos que emprestaram dinheiro em catadupa, sem olhar pela sua saúde e a dos seus clientes, não viram se as pessoas tinham ou não condições de pagarem empréstimos, não calcularam as taxas de esforço. Isto tem de ser falado, emprestaram dinheiro para casas, carros, móveis, férias, computadores, tudo, houve até quem coleccionasse mais de 9 créditos bancários. Se tem dúvidas perguntem a um assistente jurídico da DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor. Agora digam-me lá quem é o culpado por esta crise?
Os Bancos e os Banqueiros.
Desemprego mais Desemprego é igual a uma confusão muito grande nas cidades, sem dinheiro e alimentos, vai ser o caos social instalado… num país que dá pelo nome de Portugal.
Eh, eh, eh….
Que açorda, até a barraca abana.
Um sábio conselho desprendam-se dos bens materiais e vão viver para uma gruta no alto da montanha ou para o campo convivendo sadiamente com a mãe natureza. Estará visto que isto ou vira América Latina com um Golpe Militar ou a Terra dos Mortos Vivos, com assaltos violentos, que ninguém respeitará ninguém, o Estado já foi, com gangs armados numa luta sem quartel, todos contra todos, não havendo o que comer, um verdadeiro Apocalipse Social e digam lá que isto não foi provocado com muitos anos de antecedência?


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...